Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Aliete Gomes Carneiro-
dc.contributor.authorMoura, Wanessa Menezes de-
dc.date.accessioned2023-08-02T22:10:32Z-
dc.date.available2023-08-02T22:10:32Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.citationMOURA, Wanessa Menezes de. As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4807-
dc.descriptionEste trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to analyze how the different languages worked in the digital narratives can help the pedagogical practices and facilitate the learning process for the student. In this way, the project conciliates the teaching of art reflected in the use of these Information and Communication Technologies (ICTs) as a process of (re) construction of art classes stagnated by the traditional model. A analysis of verbal languages (written and spoken), sound and imagery, based on the taxonomy of Nora Paul (2007), as elements that awaken the various areas of the mind and provide an autonomous, critical and reflexive learning of the students. For that, the methodology used was the bibliographical research that proposes an analysis of works done by teachers through the use of digital narratives, referring to the methodology developed by Robin (2016) and the polysemy of narratives, by Ryan (2004) and how his process added knowledge to everyday life in art classes. and how their process added knowledge to the day to day in art classes. All of this is through Joseph Campbell's conception of hypertext by Lajolo (2013); from Benjamin's (2012) experience of telling and Kearney's (2012) self-experience. In fact, it is necessary to use innovative classes that bring pleasure to the knowledge, that instigate the student to develop strategies in the resolution of certain problems, that is, to construct meaningful learning.pt_BR
dc.format.extent82 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleAs múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da artept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8099239008020509pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9765841869399460pt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Charles Ricardo Leite da-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2664342528760612pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wanessamenezesdemoura.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.