Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4799
Título: | Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos |
Autor: | Melo, Rayanne Fernanda da Costa |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9482894229025547 |
Orientador: | Araújo, Monica Lopes Folena |
Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7902118982606429 |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Pedagogia crítica |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Citação: | MELO, Rayanne Fernanda da Costa. Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Environmental education (EE) can be used as a tool for individuals to develop sustainable skills and attitudes through critical awareness. This requires moving away from traditional banking education and moving towards emancipatory education. These precepts are part of Freire's pedagogy. In view of the approximation of EE with Freire's thoughts and methodology, it is important to understand the conceptions of the leaders of Paulo Freire Chairs on EE in these formative spaces. To achieve this general objective we resorted to the use of interviews that were transcribed and analyzed in the light of content analysis. The results allow us to infer that in the conception of the leaders, the EA is directly related to Freire's ideas, and it is not possible to dissociate the social from the environmental. EA, emphasizing its influence on the works developed in these spaces. Some of the actions developed in these training spaces with EA are: research, training of educators, in Youth and Adult Education and offer of subjects. |
Resumo: | A educação ambiental (EA) pode ser utilizada como uma ferramenta para que os indivíduos desenvolvam habilidades e atitudes sustentáveis através de uma consciência crítica. Para tal, é necessário fugir de uma educação tradicional bancária e se aproximar de uma educação emancipatória. Esses preceitos são parte da pedagogia freireana. Tendo em vista a aproximação da EA com os pensamentos e a metodologia freireana torna-se importante compreender as concepções dos dirigentes das Cátedras Paulo Freire sobre a EA nestes espaços formativos. Para alcançarmos esse objetivo geral recorremos ao uso de entrevistas que foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados nos permitem inferir que, na concepção dos dirigentes, a EA se relaciona diretamente com as ideias de Freire, não sendo possível dissociar o social do ambiental, sendo assim, os mesmos entendem que as contribuições de Paulo Freire são valiosas para as ações que envolvem a EA, ressaltando a influência do mesmo nos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Algumas das ações desenvolvidas nesses espaços formativos com a EA são: pesquisas, formação de educadores, na Educação de Jovens e Adultos e oferta de disciplinas em cursos da graduação. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4799 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rayannefernandadacostamelo.pdf | 272,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.