Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4790
Título: Análise in silico de Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP) de variantes missense do gene IL17A.
Autor: Silva, João Gabriel da
Orientador: Maia, Maria de Mascena Diniz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7051998554981575
Palavras-chave: Bioinformática;Genética;Mutação (Biologia);Polimorfismo (Genética)
Data do documento: 6-Out-2022
Citação: SILVA, João Gabriel da. Análise in silico de Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP) de variantes missense do gene IL17A. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) é o tipo mais comum de variação gênica, com algumas causando doenças. Dessa forma, seu estudo e compreensão é fundamental para o tratamento de inúmeras doenças. De forma rápida e barata, ferramentas in silico são um ótimo caminho para a previsão de possíveis danos que um SNP pode causar. Os SNPs do IL-17A estão envolvidos em várias doenças inflamatórias humanas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, esclerose múltipla, psoríase e câncer. Desse modo, SNPs de IL-17A devem receber um foco maior na área médica. Este estudo teve por objetivo a análise de algumas variantes missense do gene IL-17 A, selecionadas no software Ensembl, por meio das plataformas PolyPhen-2, SNPs&GO e PhD-SNP para verificar se são prejudiciais ou neutras ao organismo humano. O PolyPhen-2 identificou 51,65% variantes benignas, 47,25% prejudiciais e 1,1% desconhecida. No caso das plataformas SNPs&GO e PhD-SNP, ambas identificaram 71,43% variantes benignas e 28,57% prejudiciais. 18,68% são prejudiciais nas três plataformas. Concluímos que SNPs são ótimos marcadores biomoleculares para doenças e ferramentas de análises in Silico são excelentes mecanismos para interpretação de dados e direcionamento de pesquisas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4790
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaogabrieldasilva.pdf348,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.