Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4787
Título: Memória fisiológica: uma proposta de jogo didático como instrumento para o ensino da Fisiologia
Autor: Silva, Beatriz Eduarda Paz de Lima da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2977316142767822
Orientador: Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8181142206633795
Palavras-chave: Ensino de ciências;Fisiologia humana;Sistema endócrino;Glândulas endócrinas;Metodologias ativas;Jogos educativos;Ensino médio
Data do documento: 30-Set-2022
Citação: SILVA, Beatriz Eduarda Paz de Lima da. Memória fisiológica: uma proposta de jogo didático como instrumento para o ensino da Fisiologia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um jogo didático para compreensão de conceitos sobre o sistema endócrino. Nele o aluno irá se deparar com 11 glândulas ou estruturas responsáveis por sinalizar, através de hormônios, e manter a homeostase do corpo. O professor poderá usar esse jogo baixando o documento em PDF e imprimindo, ele está pronto para ser aplicado em sua turma, seja como uma forma de aprender sobre as glândulas e seus hormônios, seja como uma forma avaliativa. O Memória Fisiológica é um jogo com 22 cartas que irão formar 11 pares, e que tem como objetivo trabalhar com os alunos as diversas glândulas e suas funções no corpo. Ele acompanha material de apoio que consiste em 11 fichas com as glândulas e suas funções que poderá ser utilizada a qualquer momento, fazendo com que o aluno possa ser protagonista do seu aprendizado, buscando pela informação no momento em que necessitar. Jogos instrucionais são considerados métodos ativos de ensino e estão relacionados à melhora da percepção dos alunos com relação ao método utilizado para ensino. A elaboração de um jogo usando materiais simples é um facilitador na hora de aplicá-lo, além de que pode suprir as lacunas existentes na literatura para o ensino do Sistema Endócrino. Dessa forma, pode-se dizer que o uso da Memória Fisiológica poderá ajudar no processo de consolidação/aprendizagem dos alunos sobre o sistema endócrino, sendo uma ferramenta para o professor que poderá utilizá-lo na íntegra ou com variações para se adequar a sua realidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4787
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_beatrizeduardapazdelimadasilva.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.