Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4785
Título: | Explorando o sistema nervoso: uma proposta de jogo didático para o Ensino Fundamental |
Autor: | Silva, Lílian Sena dos Santos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4835422997176142 |
Orientador: | Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8181142206633795 |
Palavras-chave: | Ensino de ciências;Fisiologia humana;Neurofisiologia;Sistema nervoso;Metodologias ativas;Jogos educativos;Ensino fundamental |
Data do documento: | 30-Set-2022 |
Citação: | SILVA, Lílian Sena dos Santos. Explorando o sistema nervoso: uma proposta de jogo didático para o Ensino Fundamental. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumo: | A Fisiologia Humana é uma disciplina de extrema importância para os alunos em qualquer nível educacional, por incluir todos os sistemas fisiológicos. Possibilitando assim que os alunos conheçam melhor seu corpo, o funcionamento dele, assim como algumas doenças. Ela apresenta processos, termos, ciclos fisiológicos que muitas vezes não são de fácil compreensão, pela complexidade conceitual e pela didática adota, entre outros fatores. Por isso o presente estudo apresenta uma proposta de jogo didático, para facilitar o processo ensino-aprendizagem relacionado ao Sistema Nervoso, visto ser um assunto com muita nomenclatura e considerado de difícil aprendizado. Assim, foi construído um jogo didático que conta com três fases, a fim de estimular os estudantes a participar de maneira mais ativa das aulas, tal como facilitar o processo de ensino-aprendizagem da neurociência. Na primeira fase o aluno deverá relacionar estruturas numeradas no tabuleiro com as cartas-estrutura e cartas-função. A segunda fase consiste em uma lousa mágica contendo perguntas e respostas, onde o aluno poderá verificar se conseguiu assimilar os conceitos. E por fim, um estudo de caso será apresentado para que os alunos possam verificar de forma prática a atuação do Sistema Nervoso no cotidiano. O jogo foi elaborado com base na habilidade EF06CI07 proposta na Base Nacional Comum Curricular sob o tema do Sistema Nervoso, que busca justificar o papel do sistema nervoso nas coordenações motoras e sensoriais do corpo, analisando suas estruturas básicas e respectivas funções. Acreditamos que o jogo será uma ferramenta importante para o professor e para os alunos, pois tem elementos necessários para causar motivação, engajamento e aprendizagem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4785 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_liliansenadossantossilva.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.