Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4784
Título: Classificação popular de serpentes no entorno da Estação Ecológica do Tapacurá.
Autor: Silva, Cláudio Aguiar
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8161290649531270
Orientador: Barboza, Rafael Sá Leitão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7409892572999631
Co-orientador : Schiel, Nicola
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/5314455811830714
Palavras-chave: Etnobiologia;Herpetologia;Serpentes;Nomenclatura popular
Data do documento: 28-Set-2022
Citação: SILVA, Cláudio Aguiar. Classificação popular de serpentes no entorno da Estação Ecológica do Tapacurá. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A etnobiologia se enquadra dentro das etnociências e se dedica a estudar as diversas relações entre os humanos e a natureza, dentro desta área encontra-se a etnoherpetologia, que vem contribuindo para o entendimento das diferentes visões existentes sobre os anfíbios e répteis do mundo. Uma das formas de aprofundar os estudos etnobiológicos é investigar a maneira como as pessoas identificam e classificam os seres vivos a sua volta. A esta subárea chamamos de etnotaxonomia. Os estudos em etnotaxonomia ainda apresentam uma natureza amplamente teórica, com poucas investigações acerca do seu perfil aplicado, indicando uma grande lacuna a ser preenchida. Com este estudo, investigamos uma aplicação da etnotaxonomia como método voltado ao conhecimento popular sobre serpentes da Estação Ecológica do Tapacurá, área protegida que abrange três importantes fragmentos de Mata Atlântica no estado de Pernambuco. Realizamos entrevistas semiestruturadas na região a fim de conhecer o perfil socioeconômico dos residentes, assim como para conhecer mais sobre o sistema etnotaxonômico de identificação e classificação das serpentes existente na localidade. Entrevistamos 61 indivíduos e obtivemos êxito em identificar 36 etnoespécies e trazer dois novos registros de ocorrência para a Estação, mostrando que estudos aplicados de etnotaxonomia podem trazer visões novas e integrativas para a ciência, como também, indicando que o conhecimento popular e a pesquisa participativa têm grande potencial para serem usados como ferramenta complementar em pesquisas diversas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4784
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_claudioaguiarsilva.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.