Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4761
Título: Projeto e Implementação de um conversor cc-cc boost com controle Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID)
Autor: Lima, Bruno de Freitas
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4293028027442685
Orientador: Oliveira, Elias Marques Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2576044894885888
Palavras-chave: conversor CC-CC boost;controlador PID;arduino;pidtool
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: LIMA, Bruno de Freitas. Projeto e Implementação de um conversor cc-cc boost com controle Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID). 2023. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: This work proposes the analysis of PID controllers developed using a mathematical tool, pidtool, to define the controller parameters for controlling a boost converter. The boost converter is designed to ensure a 15V output with a fixed 5V input. Experiments without the use of controllers are performed to confirm the voltage level increase. When the controllers are implemented, an 8V setpoint is defined for the output to protect the connected components in case of potential failures, considering it is a prototype. Computational simulations and practical experiments are conducted using the proposed converter parameters to compare the step response of the proposed controllers. Finally, a discussion is held on the collected data, the applicability of the matlab pidtool in designing PI, PD, and PID controllers, and a brief discussion on future studies regarding the impact of different hardware types on control.
Resumo: Neste trabalho é proposta a análise dos controladores PID desenvolvidos a partir de uma ferramenta matemática, pidtool, definindo os parâmetros dos controladores para controlar um conversor boost. O conversor boost é projetado para garantir uma saída de 15V sendo uma entrada fixa de 5V, são realizados experimentos, sem utilização dos controladores, para confirmar a elevação do nível de tensão. Quando os controladores são inseridos, é definido um setpoint de 8V para a saída, de modo a proteger os componentes conectados para eventuais falhas, tratando-se de um protótipo. Através dos parâmetros propostos para o conversor são realizadas simulações computacionais e experimentos práticos para comparação da resposta ao degrau dos controladores propostos. No final deste trabalho é realizada uma discussão sobre os dados coletados, a aplicabilidade da ferramenta pidtool do matlab no projeto de controladores PI, PD e PID e uma breve discussão a respeito de estudos futuros a serem desenvolvidos a respeito do impacto dos diferentes tipos de hardware no controle.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4761
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Elétrica (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunodefreitaslima.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.