Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4729
Título: Salinização da água e seus efeitos sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho Penaeus vannamei na fase de berçário.
Autor: Cavalcanti, Bruno Roberto de Siqueira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4106106458669767
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Carcinicultura;Camarão;Litopenaeus vannamei;Desempenho;Salinização da água
Data do documento: 24-Jan-2023
Citação: CAVALCANTI, Bruno Roberto de Siqueira. Salinização da água e seus efeitos sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho Penaeus vannamei na fase de berçário. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A carcinicultura marinha Brasileira em águas interiores tem apresentado um incremento significativo em área e produção, entretanto, existem alguns entraves para produzir o camarão marinho Penaeus vannamei em regiões interiores. Em algumas regiões é necessário uma série de ajustes físico-químico na água para tornar a produção viável. Técnicas como salinização artificial e balanço iônico da água são de extrema necessidade para um bom crescimento do animal. Com esse ajuste de íons, é necessário reduzir os volumes de troca de água, devido os custos produtivos. Desta forma os sistemas de mínimas trocas de água são estratégias interessantes do ponto de vista econômico, de desempenho zootécnico do animal, além de observar a redução da incidência de patógenos nos cultivos. Desta forma, o presente estudo objetiva avaliar o efeito de diferentes métodos de salinização da água sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho L. vannamei durante a fase de berçário. O experimento teve duração de 40 dias com delineamento totalmente casualizado com quatro tratamentos e três repetições cada, sendo eles: MAR – controle (água do mar sem nenhum ajuste), MDD (água do mar diluída até a salinidade 2 g/L e sem adição de minerais e/ou fertilizantes), SAF (água doce sendo salinizada com fertilizantes e sal marinho) e SAV (água doce salinizada a base do sal comercial VEROMIX e sal marinho). As pós-larvas foram estocas na densidade de 2000 indivíduos m-3. Durante o experimento os animais foram alimentados com ração comercial de 45% de proteína bruta, 9,5% de extrato etéreo, 4% de fibra bruta e 10% de umidade, com frequência de quatro vezes ao dia (08:00; 11:00; 13:00; 16:00). Para ajustar a quantidade de ração ofertada e avaliar o desempenho zootécnico dos animais foram realizadas biometrias a cada 10 dias. Ao final do cultivo foram encontrados valores de peso médio entre 0,65 e 0,87g e produtividade entre 0,96 e 1,16 kg/m³, entretanto não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos. Os tratamentos de salinização artificial se mostraram similares ao tratamento com água do mar e água do mar diluída.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4729
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_brunorobertodesiqueiracavalcanti.pdf521,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.