Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4726
Título: Efeitos do ajuste iônico em água de baixa salinidade sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho Litopenaeus vannamei cultivado em sistema intensivo.
Autor: Oliveira, Caio Vinícius Nunes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6521603417943771
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Carcinicultura;Camarão;Litopenaeus vannamei;Desempenho;Equilíbrio iônico
Data do documento: 24-Mar-2023
Citação: OLIVEIRA, Caio Vinícius Nunes de. Efeitos do ajuste iônico em água de baixa salinidade sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho Litopenaeus vannamei cultivado em sistema intensivo. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A carcinicultura hoje é um dos mais rentáveis segmentos da aquicultura e com possibilidade um crescimento ainda maior, com a utilização de novas técnicas e mais produtivos manejos de cultivo. Dentre estes, as técnicas de balanço iônico em águas de baixa salinidade para o cultivo de espécies marinhas como o Litopenaeus vannamei, surge como uma boa alternativa, principalmente devido a uma maior facilidade de instalação de propriedades aquícolas no interior em relação à região litorânea. Em parceria com tal técnica de ajuste iônico, a utilização de sistemas com mínima troca de água pode auxiliar no desempenho zootécnico dos organismos cultivados. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do ajuste iônico em água de baixa salinidade sobre o desempenho zootécnico do camarão marinho L. vannamei cultivado em sistema intensivo. O estudo teve duração de 56 dias com um delineamento experimental totalmente casualizado com quatro tratamentos e três repetições cada. Os tratamentos testados foram: AM – controle (apenas água do mar, sem ajuste iônico), DMCA (água de baixa salinidade com adição de Magnésio), PCA (água de baixa salinidade utilizando a relação Ca:Mg:K 1:3:1) e SAM (água de baixa salinidade sem adição de minerais). Os juvenis foram estocados na densidade de 300 indivíduos m-3, e os ajustes das concentrações de minerais na água foram realizados no início e no 15º, 30º e 45º dia de cultivo, a partir das análises iônicas. Durante o experimento os camarões foram alimentados com uma ração comercial de 35% PB, e a freqüência de fornecimento foi de três vezes ao dia (8h, 11h, 16h). Foram realizadas biometrias semanais para avaliar o desempenho zootécnico dos organismos e ao final do cultivo pode destacar os resultados de peso médio (4,72 e 5,47g), TCE (16,90 e 16,16 %/dia), sobrevivência (81,48 e 68,52 %) e produtividade (1,22 e 10,7 Kg/m3) no comparativo entre o tratamento DMCA e o tratamento de água do mar, respectivamente. Ao final das análises observou-se que nos tratamentos de baixa salinidade apresentaram bons resultados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4726
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_caioviniciusnunesdeoliveira.pdf418,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.