Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4725
Título: Levantamento dos empreendimentos que processam e/ou comercializam produtos alimentícios derivados do pescado com selos dos serviços de inspeção federal, estadual ou municipal no estado de Pernambuco.
Autor: Silveira, Ana Beatriz Silva da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1983163419205280
Orientador: Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8043850276929205
Palavras-chave: Qualidade dos alimentos;Pescados;Processamento;Comercialização;Inspeção sanitária
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: SILVEIRA, Ana Beatriz Silva da. Levantamento dos empreendimentos que processam e/ou comercializam produtos alimentícios derivados do pescado com selos dos serviços de inspeção federal, estadual ou municipal no estado de Pernambuco. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A indústria da pesca e aquicultura modernas precisam gerar produtos com qualidade e segurança aos consumidores. Para isso, os produtos devem ser registrados e aprovados pelo Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.) como forma de garantir ao consumidor produtos com certificação sanitária e tecnológica em consonância com a legislação nacional e internacional. Além do MAPA, serviços de inspeção dos estados e municípios poderão realizar inspeção e fiscalização. Quando esses serviços de inspeção tiveram suas equivalências reconhecidas pelo MAPA, então estão autorizados a conceder selos para produtos de origem animal. O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de dados em relação aos estabelecimentos, no estado de Pernambuco, que processam e/ou comercializam produtos alimentícios derivados do pescado que operam com o Selo SIF, SIE ou SIM no estado de Pernambuco. A coleta de dados envolveu consulta aos sites (ADAGRO), ao SIGSIF, e-SISBI-SGSI (março/2023). Um total de doze estabelecimentos registrados em Pernambuco possui SIF, classificados como Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado e Entreposto de Produtos de Origem Animal, o que representa 40% dos estabelecimentos pesquisados. Um estabelecimento possui SIE, realizando comércio dentro do estado com situação “Ativa”, mas não aderido ao SISBI. Dezoito estabelecimentos constam registrados na ADAGRO, sendo doze com situação “Pendente”. Não foi encontrado registro de produtos alimentícios artesanais derivados do pescado com Selo Arte no estado de Pernambuco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4725
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_anabeatrizsilvadasilveira.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.