Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4702
Título: | O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional |
Autor: | Silva, Solange Maria da |
Orientador: | Torres, Niedja Ferreira dos Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos;Arte;Ensino;Museus;Prisioneiros;Educação |
Data do documento: | 8-Ago-2019 |
Citação: | SILVA, Solange Maria da. O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This research aims to demonstrate how the work was done in a school of the prison unit, whose purpose was to bring a possibility of art teaching for Youth and Adult Education (EJA), through the exhibitions of two Museums: MASP - São Paulo Assis Chateaubriand Art Museum (SP) and MAMAM - Aloisio Magalhães Modern Art Museum (PE), with the public being the students of the Penitentiary System - Recife Women's Penal Colony - CPRF. The study methodology used was based on qualitative and explanatory research based on field research. Readings and rereading of visual art works (by means of vídeos), by the students, as well as artistic productions were performed. This work contributed to the teaching and learning of reeducandas, regarding the development of their perception and reflection, acquired a new look at the visual arts and a different conception regarding museums. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4702 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_solangemariadasilva.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.