Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4700
Título: Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos
Autor: Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9172035980770338
Orientador: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Palavras-chave: Letramento digital;Modalidade (Linguística);Leitura;Literatura;Histórias em quadrinhos
Data do documento: 2-Ago-2019
Citação: SANTOS, Peterson Fabrício Corrêa dos. Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: La presente pesquisa tiene como objetivo presentar la arte literaria en cómics como soporte de lectura en la era digital, buscando instigar el interés de los jóvenes sobre la lectura, que son sometidos a las tecnologías desde la infancia. Para realizar esta perspectiva, este trabajo se preocupó en crear y incentivar el hábito de la lectura de libros clásicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus de esta pesquisa. Con el progreso de la tecnología, surgió nueva forma de lectura y escrita que transformó los jóvenes. Ese avanzo facilitó el surgimiento del estudio relacionado al letramiento digital y a los textos multimodales. Con ese progreso, se obtuvo el interés de conciliar el cómic y la literatura para cambiar el arte literaria en historietas digitales, estimulando el hábito de la lectura en los jóvenes que están cada vez más lejos de los libros impresos y más inseridos en el mundo digital. Así, para la composición y análisis de este trabajo, será estudiada la obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como también los autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro y Rildo Cosson serán citados para abarcar los temas letramiento digital, letramiento literario y los textos multimodales. Con eso, pretendemos presentar la idea de crear historietas recreando la literatura para que la lectura vuelva a ser el hábito preferido de los jóvenes en la era digital.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4700
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_petersonfabriciocdossantos.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.