Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4691
Título: | A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia |
Autor: | Costa, José Raimundo Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3172206035987713 |
Orientador: | Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6629242832192015 |
Palavras-chave: | Livro didático;Sociologia;Arte;Educação;Alfabetização |
Data do documento: | 18-Jun-2019 |
Citação: | COSTA, José Raimundo Silva. A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This work has the objective of pondering about the usage of images of art as a pedagogical artifact in the Sociology Didatic Book, and also think artistic poetic as a starting point to the sociological reflection in Highschool. For so, the Sociology Books were analysed selected according to the PNLD/2015 to the 2018-2020 triennium. We have specifically analyzed the role of images of art in the construction of senses of sociological knowledge, a gateway to cultural goods dynamizing the development of citizenship. The chosen theoretical-methodological referrals to the construction of the research were developed under qualitative methodology, specially in light of the Cultural Studies and the studies of the Visual Culture. In this sense, the images will be here thought not simply as some data, but as a performatic artifact, a field of studies. (BANKS, 2009). Therefore, this strategy of associating written texts with visual images beyond its aesthetical appeal contributes to developing an identification of the students in relation to these imagetical resources, because some of theses signs make part of their sociocultural and aesthetical repertoires. In the results and discussion we have identified that, in the set of the analysed books, two works stand out in the utilization of visual culture, stablishing a dialogical relationship with the majority of the images. The books stand out in the use of visual charges, photographies and graffiti in activities and exercises as mediators of learning. In short, from the five analyzed books all of them have utilized the visual resources with pedagogical purposes, however only two managed to go further and develop, even with a lack of depth, a little of what the scholars define as visual analphabetism. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de imagens de arte como artefato pedagógico no Livro Didático de Sociologia, e mais pensar a poética artística como ponto de partida para reflexão sociológica no Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Livros de Sociologia selecionados no âmbito do PNLD/2015 para o triênio 2018-2020. Especificamente, analisamos o papel das imagens de arte na construção de sentidos do conhecimento sociológico, um canal de acesso a bens culturais dinamizando o desenvolvimento da cidadania. Os encaminhamentos teórico-metodológicos eleitos para a construção da pesquisa foram desenvolvidos no âmbito da metodologia qualitativa, especificamente à luz dos Estudos Culturais e estudos da Cultura Visual.Nesse sentido, as imagens serão aqui pensadas não simplesmente como um dado, mas como uma um artefato performático, um campo de estudos. (BANKS, 2009). Portanto, essa estratégia de associar textos escritos com imagens visuais além do seu apelo estético contribui para desenvolver uma identificação dos estudantes em relação a esses recursos imagéticos, pois alguns desses signos fazem parte do seu repertório sociocultural e estético. Nos resultados e discussão identificamos que no conjunto dos livros analisado duas obras se destacam na utilização da cultura visual, estabelecendo uma relação dialógica com a maioria das imagens. Os livros se destacam no uso de charges, de fotografias e do grafite em atividades e exercícios como mediadores de aprendizagem. Em síntese, dos cinco livros analisados apenas um conseguiu desenvolver e atingir em parte alguns parâmetros do alfabetismo visual. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4691 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_joseraimundosilvacosta.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.