Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4688
Título: | Stop motion: animação artesanal e digital através da história |
Autor: | Andrade, Jefferson Batista de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3198211612679330 |
Orientador: | Torres, Niedja Ferreira dos Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
Palavras-chave: | Cinema;Animação (Cinematografia);Animação por computador;Fotografia artesanal |
Data do documento: | 4-Jul-2019 |
Citação: | ANDRADE, Jefferson Batista de. Stop motion: animação artesanal e digital através da história. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Stop motion animation cinema, in general, can be defined as a technique that enables the creation of the illusion of movement through the manipulation of inanimate objects, scenarios and articulated dolls. Under this perspective, this research seeks to elaborate on the relationships between artisanal and digital processes present in the technique throughout history. Focusing on the main transformations promoted by the artisanal and technological apparatus developed for audiovisual production methodologies and investigating the impact of technological advances in order to make the cinema of stop motion animation viable, improve its technical features and promote quantitative and qualitative growth over time. The research provides a historical summary of the changes occurring in the artisanal modes of character production and scenarios and discusses the benefits provided by the evolution of digital technologies in equipment as well as in materials that visually improved stop motion films. |
Resumo: | O cinema de animação stop motion de modo geral pode ser definido como uma técnica que possibilita a criação da ilusão do movimento por meio da manipulação de objetos inanimados, cenários e bonecos articulados. Nesse sentido esta pesquisa busca elaborar uma leitura sobre as relações entre os processos artesanais e processos digitais presentes na técnica ao longo da história. Focando nas principais transformações promovidas pelos aparatos artesanais e tecnológicos desenvolvidos para as metodologias de produção audiovisual e investigando o impacto das transições tecnológicas para tornar o cinema de animação stop motion viável, que superaram suas qualidades técnicas e fomentaram o crescimento quantitativo e qualitativo ao longo do tempo. A pesquisa faz um resumo histórico relatando as mudanças ocorridas nos modos artesanais de produção de personagens e cenários e discute os benefícios proporcionados pela evolução das tecnologias digitais tanto em equipamentos como também em matérias que aprimoraram visualmente os filmes em stop motion. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4688 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jeffersonbatistadeandrade.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.