Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686
Título: | O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio |
Autor: | Souza, Izauro Henrique Fairbancks de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5290517456182007 |
Orientador: | Lima, Felipe de Brito |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0144075272556954 |
Palavras-chave: | Educação;Arte contemporânea;Tecnologia educacional;Dispositivos móveis |
Data do documento: | 31-Jul-2019 |
Citação: | SOUZA, Izauro Henrique Fairbancks de. O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This work aims to promote the use of mobile devices in teaching contemporary art to high school and demonstrate its importance within this process. It shows how much society is generally prejudiced by contemporary art and the use of these devices by teachers and students in the classroom. The work also briefly discusses the timeline of Brazilian art education, going through several phases and relating important facts related to the country's politics and the main personalities responsible for educational methodological changes in art education. The approach was based on the historical record of Brazilian art education and especially the semi-structured interviews with art teachers in places located in the Metropolitan Region of Recife, where it was possible to identify profiles of teachers, students and schools to carry out the analysis of problems and to know that mobile devices along with specific methodologies such as the triangular approach of Professor Ana Mae Barbosa, can potentiate the teaching-learning process in art-education. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_izaurohenriquefairbancksdesouza.pdf | 400,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.