Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4681
Título: Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil
Autor: Ferreira, Fernanda Maria de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8647117905813701
Orientador: Ianino, Adriana Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3851462283169428
Palavras-chave: Arte de contar história;Tecnologias;Tradição oral na literatura;Educação infantil;Narrativas digitais
Data do documento: 27-Jul-2019
Citação: FERREIRA, Fernanda Maria de Lima. Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil. 2019. 386 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This work presents a study about the art of story telling of oral tradition, and the use of technological tools as a facilitator of the pedagogical practice of early childhood teachers. The present research was carried out in the children's class III, from the Municipal Nursery School of Santa Teresinha located in the city of Carpina-PE, raising a comparative study between the act of telling stories of oral tradition using only verbal communication and counting stories with the help of contemporary technological support; which in this case was characterized by the choice and availability of the image projection equipment. The theoretical foundation is anchored in authors such as Bussato (2008), Benjamin (1993),CISTO (2001) and Velasco (2015), aswell as other authors and official documents on the relevance of this theme. This study intends to subsidize ways for a better execution of storytelling in the pedagogical practice of teachers of Early Childhood Education, regarding the possibilities found between narratives of oral tradition and the uses of technological resources in the classroom.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4681
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandamariadelimaferreira.pdf546,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.