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Título: Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia
Autor: Guimarães, Claudia Patricia Carneiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5069444258551767
Orientador: Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6629242832192015
Palavras-chave: Antropologia;Imagem (Filosofia);Arte e fotografia;Jaboatão dos Guararapes (PE);Geografia cultural
Data do documento: 30-Jul-2019
Citação: GUIMARÃES, Claudia Patricia Carneiro. Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This research, entitled “Encounters and Reunions: The Culture of Jaboatão dos Guararapes Through Photography” aims to qualitatively and experimentally address the previous knowledge that students from both public and private education systems have regarding the use of photography as a learning tool about the social, historical and cultural development of city of Jaboatão dos Guararapes. This paper also intends to demonstrate the importance of the Cultural Heritage for the identity of Jaboatão dos Guararapes and the need for its preservation by society. It also aims to encourage the school community and society to rediscover their city through the culture of images. Thus, it was initially evaluated the knowledge of the school community (students) about local personalities such as artists, politicians and famous people who live or have lived in Jaboatão dos Guararapes and also how important they consider the use of photography as a learning tool. A bibliographical review was performed, including journalistic texts and oral reports of inhabitants from the city. During the methodology step, we also had a visit at the Historical Institute of Jaboatão (IHJ) and participated at the city’s traditional celebration “Festa da Pitomba” (on April 2019) for data collection too. Considering the hypothesis that we are an imaginary centered community on the appeals of vision and visibility, it was shown that photography is not only composed of steady image. It is also loaded with affective content that might be retrieved through the eye. In addition, imagery records last longer in memory and this also leads to the belief that the viability of using this resource in classroom will become a “gateway” to new knowledge every day. In practice, the work was developed by interviews and questionnaires for students and teachers from two elementary schools focusing on the 9th grade, one public and one private. The choice was based on how the teaching of local history and the use of photography in classroom as a tool for teaching and retrieving that history are performed. It was also analyzed the relationship between the people interviewed and the city and with the photograph itself. From the results obtained, one can conclude that the importance of the photography is undeniable to establish a relationship involving cultural, historical and local affective belonging.
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Encontros e Reencontros: a Cultura de Jaboatão dos Guararapes Através da Fotografia” tem o objetivo de abordar de forma qualitativa e experimental os conhecimentos prévios dos alunos dos sistemas de ensino municipal e da rede privada referente à utilização da fotografia como ferramenta de estudo do desenvolvimento social, histórico e cultural de Jaboatão dos Guararapes. Este trabalho também busca demonstrar a importância do Patrimônio Cultural para a identidade do município e a necessidade de sua preservação para a sociedade. Pretende ainda incentivar a comunidade escolar e a sociedade em geral a redescobrir a sua cidade através da cultura das imagens. Assim, foi avaliado a princípioconhecimento da comunidade escolar (alunos) sobre as personalidades locais como artistas, políticos e pessoas ilustres que vivem ou já viveram no município e também o quanto consideram importante o uso da fotografia como ferramenta de aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a inclusão de fontes como textos jornalísticos e relatos orais de moradores do município. A metodologia de trabalho incluiu a visita ao Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ) e a participação na Festa da Pitomba (abril de 2019) para a coleta de dados.Considerando a hipótese de que somos uma comunidade imagética centrada nos apelos da visão e da visibilidade, mostrou-se que a fotografia não é composta apenas pela imagem estática. Ela também é carregada de conteúdos afetivos e que podem ser recuperados através do olhar. Além disso, os registros imagéticos perduram por mais tempo na memória e isso leva a crer também que a cada dia a viabilidade da utilização desse recurso em sala de aula se tornará uma “porta” para novos conhecimentos. Na prática, o trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas e questionários destinados aos alunos e professores de duas escolas de ensino fundamental com foco no 9° ano, sendo uma pública e outra particular. A escolha se deu mediante a investigação do ensino da História local e uso da fotografia em sala de aula como ferramenta para o ensino e resgate dessa História.Também se averiguou, de acordo com o repertório dos participantes, sua relação com a cidade e com a própria fotografia. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que é inegável a importância do registro fotográfico para que se estabeleça uma relação de pertencimento cultural, histórico e de caráter afetivo local.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4675
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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