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Título: Desafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visual
Autor: Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0447878806420974
Orientador: Torres, Niedja Ferreira dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
Palavras-chave: Deficiência visual;Estudantes com deficiência visual;Artes;Psicologia positiva;Bem-estar
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. Desafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visual. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monograph aimed to understand, through the speech of two visually impaired students (one blind and one with low vision), what generates well-being and discomfort in these subjects in the school context, especially in the classroom in the art discipline. and comes to list how the teacher of visual arts teaches to the visually impaired person. For data construction, we used the semi-structured interview, conducted individually, in the school environment. The analysis was based on the proposal of the Nuclei of Meaning, based on socio - historical basis. The results revealed that students feel well-being at school because they feel welcomed due to the positive relationship they establish with peers, teachers and other education professionals, as well as being able to interfere with school changes. The discomfort is related to the lack of autonomy, motivated by the architectural and attitudinal barriers, the latter characterized by the lack of respect from colleagues, while the teacher of the art discipline in the classroom interacts with all students and especially with the student. of visual impairment, favoring the development of their potential.
Resumo: Esta monografia objetivou compreender, através do discurso de dois estudantes com deficiência visual (um cego e outro com baixa visão), o que gera bem-estar e o mal-estar nesses sujeitos no contexto escolar, principalmente na sala de aula na disciplina de arte e vem elencar como o docente de Artes Visuais leciona para a pessoa com deficiência visual. Para construção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada individualmente, no ambiente escolar. A análise foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação, de base sócio - histórica. Os resultados revelaram que os estudantes sentem bem-estar na escola por se sentirem acolhidos devido ao relacionamento positivo que estabelecem com colegas, professores e demais profissionais da educação, bem como por poderem interferir nas mudanças da escola. Já o mal-estar está relacionado com a falta de autonomia, motivada pelas barreiras arquitetônica e atitudinal, esta última caracterizada pela falta de respeito dos colegas, enquanto o docente da disciplina de arte na sala de aula interage com todos os estudantes e principalmente com o de deficiência visual, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4674
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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