Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4673
Título: A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil
Autor: Barbosa, Claudenice da Cunha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1837815718785025
Orientador: Melo, Énery Gislayne de Sousa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2653085378828449
Palavras-chave: Desenho infantil;Arte;Educação infantil
Data do documento: 10-Ago-2019
Citação: BARBOSA, Claudenice da Cunha. A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monographic work has as its object of study children's drawings, so it sought to delineate the theme about the use of drawing in art classes, presenting a social and psychological panorama that is attributed to drawing, but linking these to didactic and artistic issues involved in it. The choice for this theme was justified by the constant contact with the children's drawing produced within the preschools, which raised concern about the visible need to revise the purpose of drawing in childhood. In this sense, the general objective was to study “the conception of drawing as an artistic tool in the practice of the preschool teacher”, followed by the specific objectives that guided the research as a whole: to analyze the use of drawing as an artistic tool by Child education; understand drawing as an instrument in child development; observe the practice with the use of drawing in the kindergarten classroom; to this end, a case study was carried out in a kindergarten and elementary school in Santa Cruz do Capibaribe-PE, with a qualitative approach. As a sampling design were focus of the study four preschool teachers with students with an average age between one and a half and four years. In addition to the use of semi-structured questionnaires applied to these teachers. As a theoretical basis, the studies by Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) and Edith Derdyk (1989) were approached in order to support the analysis of the data obtained throughout the research.
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4673
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_claudenicedacunhabarbosa.pdf475,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.