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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moura, Alexandre Douglas Araújo de | - |
dc.contributor.author | Abreu, Renan de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T11:16:04Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T11:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Renan de Araújo. Análise de desempenho do conjunto motor-hélice para veículo aéreo não tripulado transportador de carga. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4668 | - |
dc.description | Um dos pilares, atualmente, em uma civilização moderna é a aviação e a mobilidade, facilidade e comodidade que esta tecnologia entrega ao ser humano. Os pioneiros da aviação começaram com a construção de modelos em escala, chamados de aeromodelos, os quais serão tratados neste trabalho. Um dos pontos mais importantes na construção de um aeromodelo são o motor e o hélice, também chamados de conjunto motopropulsor, neste trabalho poderá ser visto como se deu a determinação do desempenho deste conjunto para a construção de um veículo aéreo não tripulado transportador de carga, dentro do projeto do aero design na universidade, vamos mostrar como foram utilizados os softwares Excel e Propeler Selector para adquirir os dados das curvas de desempenho que a aeronave deveria ter partindo dos dados vindos do setor de aerodinâmica que entrega os coeficientes de sustentação e arrasto da aeronave, entre outros parâmetros, foram realizados todos os cálculos visando compreender o desempenho da aeronave em condições de decolagem, voo de cruzeiro e aterrisagem, sempre tendo em conta a norma FAR-Part 23. O motor já havia sido definido como sendo o modelo OS.61FX, assim como, o hélice também foi determinado como sendo o modelo de diâmetro de 13” e passo de 7”, sendo possível determinar o desempenho do veículo para voar com um peso total de 10 kg. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the pillars, currently, in a modern civilization is aviation and the mobility, ease and convenience that this technology provides to human beings. The pioneers of aviation began with the construction of scale models, called model airplanes, which will be treated in this work. One of the most important points in the construction of a model airplane are the engine and the propeller, also called powertrain set, in this work it will be possible to see how the performance of this set was determined for the construction of an unmanned aerial vehicle carrying cargo, Within the aero design project at the university, we are going to show how the Excel and Propeler Selector software were used to acquire the data of the performance curves that the aircraft should have starting from the data coming from the aerodynamics sector that delivers the lift and drag coefficients of the aircraft, among other parameters, all calculations were carried out in order to understand the performance of the aircraft in takeoff, cruise flight and landing conditions, always taking into account the FAR-Part 23 standard. The engine had already been defined as the OS model .61FX, as well as, the propeller was also determined to be the model with a diameter of 13” and pitch of 7”, being possible to determine the performance of the vehicle to fly with a total weight of 10 kg. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | atribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | atribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aeromodelo | pt_BR |
dc.subject | Motor | pt_BR |
dc.subject | Hélice | pt_BR |
dc.subject | Sustentação | pt_BR |
dc.subject | Arrasto (Aerodinâmica) | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho do conjunto motor-hélice para veículo aéreo não tripulado transportador de carga | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1553803715502791 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3602476790054326 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Centeno González, Felipe Orlando | - |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9688427609049172 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica (UACSA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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