Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657
Título: A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
Autor: Silva, Flávio Antônio da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9735600321485146
Orientador: Nascimento, Cláudio Pereira do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0993071297354597
Palavras-chave: Liderança educacional;Escolas – Organização e administração;Processo decisório;Equipes de ensino
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: SILVA, Flávio Antônio da. A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: According to the Portuguese dictionary, to lead is to guide, to lead someone to something (Dici, 2021). For Chiavenato, leadership is essential in all administration functions, because the one who manages needs to know human nature and lead (Chiavenato, 2003). In other words: Leading people. However, the absence of leadership in certain work environments, both in the public and private sectors, can lead to poor management of how tasks are carried out by their subordinates. According to Rennó (2015, p.173) “[...] one of the most important aspects of a manager is the ability to lead their employees, as leadership involves the ability to influence people so that the desired goals are achieved”. Based on this premise, this work aims to analyze the leadership of the manager, on the decisions of teachers in the education of children, during the confrontation of the pandemic in the school year of 2020. In this way, the place of study of the proposed theme was a municipal school body located in the city of Limoeiro in Pernambuco. As a literary review of the proposed theme, we will point out a brief perspective of a leader through the conceptions of some of the main authors. Therefore, we will present the most congruent use for the study of this work with the theory of Blake and Mouton and the application of the Management Grid model for the analysis of our research. The work involved applying the qualitative method, using data collection through forms as research samples. The observations of the collected analyzes served as a basis for a more comparative understanding with the arguments of the theory of the respective authors. To consult the information, a bibliographic research was used, based on the same author. Discussing the main divergences through the interpretation of the Managerial Grid axes, seeking to adapt a more favorable leader to the expectations of the school body.
Resumo: Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_flavioantoniodasilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.