Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4640
Título: Violência contra a mulher: um estudo com dados do SINAN dos municípios da microrregião do Vale do Ipojuca - PE
Autor: Almeida, Glawbia Rejanny Amaral Ramos da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3273506154837592
Orientador: Santos, Liliane Aparecida da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5033234063718432
Palavras-chave: Violência contra as mulheres;Sistemas nacionais de informação;Agressão (Direito penal)
Data do documento: 13-Set-2022
Citação: ALMEIDA, Glawbia Rejanny Amaral Ramos da Silva. Violência contra a mulher: um estudo com dados do SINAN dos municípios da microrregião do Vale do Ipojuca - PE. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a violência contra a mulher em municípios de até 30.000 habitantes da microrregião do Vale do Ipojuca - PE, a partir de dados disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) dos anos de 2018 a 2020. Os objetivos são conhecer o perfil das vítimas, a natureza das agressões e identificar casos de recorrência nos municípios pesquisados. O referencial teórico contempla discussões acerca de violência contra mulher no Brasil e em Pernambuco assim como a descrição do Sinan. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram no levantamento de dados, no Sinan, e na posterior análise dos dados referentes aos casos de violência contra a mulher dos municípios selecionados para o estudo. A análise dos resultados demonstra que o número de casos de agressões contra a mulher, durante os 3 anos nas cidades analisadas, é de 266. Levando-se em consideração que se tratam de municípios com população pequena, o número de casos não é desprezível. As vítimas têm idade média de 27 anos e são, em sua maioria, pardas. Quanto à natureza das agressões, a maior incidência foi de violência física, seguida de psicológica e sexual. As notificações de violência contra a mulher diminuíram após o início da pandemia de Covid-19. Sobre a recorrência dos casos de violência, das 266 mulheres que responderam a respeito, 112 afirmam a ocorrência de repetições das agressões. Observou-se, ainda, que essas mulheres costumam demorar a denunciar, provavelmente com receio da reação do agressor. Como sugestões para trabalhos futuros: a realização de pesquisas sobre o incentivo às denúncias dos agressores com o intuito de reduzir o período entre as violências e as respectivas queixas, assim como de ações que envolvam cuidados psicológicos para as mulheres que sofrem agressão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4640
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_glawbiarejannyamaralramosdasilvaalmeida.pdf866,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.