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Título: Um estudo sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino infantil durante a pandemia de Covid-19 no município de Solidão-PE
Autor: Lima, Márcia Galdino de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6668670036542999
Orientador: Santos, Liliane Aparecida da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5033234063718432
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial;COVID-19, Pandemia de;Tecnologia educacional;Inclusão digital
Data do documento: 13-Set-2022
Citação: LIMA, Márcia Galdino de. Um estudo sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino infantil durante a pandemia de Covid-19 no município de Solidão-PE. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: The Covid-19 pandemic struck the world, negatively affecting people's lives, causing fear, disease, death, and various problems in society. As a protective measure, social withdrawal was adopted to combat the spread of this disease. Due to these restrictions, the educational system has sought alternatives to not only protect professionals and students, but also to maintain school ties and promote education, even if remotely. This research aimed to find out how Information and Communication Technologies (ICTs) contributed to the teaching process in a public infant school in the city of Solidão-PE. It sought to identify the technological means used by the teachers in their classes, to verify the main difficulties encountered, as well as the training for the use of technology in the classes. The theoretical framework included discussions about remote teaching during the Covid-19 pandemic, the use of ICTs in education, and early childhood education, among others. The methodological procedures adopted consisted of a survey with the teachers of the school, using as a means of data collection a questionnaire, prepared in google forms with open and closed questions. The data obtained indicate that the main difficulty for remote teaching is the difficult access to the internet and to technological equipment by the students. However, despite the difficulties, 75% of the teachers stated that they obtained positive feedback in their classes. Based on the results and discussions presented, education mediated by ICTs is a reality, which brings a great contribution to teaching, since it speeds up the communication process, but the need for inclusion of technological means is urgent, especially for the poorer classes. Thus, digital inclusion must be encouraged for everyone, and teachers must be valued through continuing education with emphasis on digital media and technology and receiving a stipend for the purchase of technological equipment and Internet access.
Resumo: A pandemia de Covid-19 assolou o mundo afetando negativamente a vida das pessoas, causando medo, doenças, mortes e problemas diversos na sociedade. Como medida de proteção, o afastamento social foi adotado para combater a disseminação dessa doença. Devido a essas restrições, o sistema de ensino buscou alternativas para além de proteger os profissionais e estudantes, manter o vínculo escolar e promover o ensino, mesmo que de forma remota. Esta pesquisa teve como objetivo saber como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram no processo de ensino em uma escola pública infantil, no município de Solidão-PE. Buscou-se identificar os meios tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas, verificar as principais dificuldades encontradas, assim como a realização de capacitações para o uso de tecnologias na realização das aulas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, uso das TICs na educação, educação infantil entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa junto às professoras da escola, utilizando como meio de coleta de dados um questionário, elaborado no google forms com perguntas fechadas e abertas. Os dados obtidos indicam como principal dificuldade para o ensino remoto, o difícil acesso a internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes. Contudo, apesar das dificuldades, 75% das professoras afirmaram ter obtido retorno positivo em suas aulas. Com base nos resultados e discussões apresentados, a educação mediada por TICs é uma realidade, que traz grande contribuição para o ensino, pois agiliza o processo de comunicação, porem a necessidade de inclusão dos meios tecnológicos é urgente, em especial para a classe mais pobre. Sendo assim, a inclusão digital deve ser incentivada para todos, assim como os professores devem ser valorizados através de formação continuada com ênfase em mídias digitais e tecnológicas e recebimento de ajuda de custo para aquisição de equipamentos tecnológicos e acesso a internet.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4619
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)

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