Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612
Título: Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
Autor: Nascimento, Robson Lima Pereira do
Nascimento, Rogério Lima do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0328312194273300
http://lattes.cnpq.br/0190171912727049
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Astronomia;Sequência didática;Base Nacional Comum Curricular;Geomagnetismo
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: NASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: Official documents such as the BNCC indicate the paths to be followed in basic education in our country, reinforcing the need for integrative activities that engage and motivate students, preparing them to live in such a complex world. The teaching of astronomy has been recommended by such documents given its potential, both for the fascination it causes in most people but also for its interdisciplinary and can be approached in any scientific discipline. Thus, in this research, a didactic sequence (SD) was analyzed that constitutes the educational product, with the objective of verifying its contribution to the teaching of the terrestrial magnetic field, using Terrell, which constitutes a historical experimental model of the Earth. To this end, we start by highlighting the relevance of astronomy teaching at BNCC, and how researchers refer to the use of didactic sequences within a differentiated teaching context. The application of SD with the students proved to be quite fruitful, contributing to the reduction of the abstraction of the concept of terrestrial magnetic field in a playful and pleasant way.
Resumo: Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_robsonnascimentoerogerionascimento.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.