Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4610
Título: Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo
Autor: Santos, Melquisedeque Luna dos
Silva, Nêrian Aguiar da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2909922763234651
Orientador: Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
Palavras-chave: Astronomia;Foguetes (Aeronáutica);Veículos de lançamento (Astronáutica);Ciência;Pesquisa;Metodologia
Data do documento: 17-Jun-2022
Citação: SANTOS, Melquisedeque Luna dos; SILVA, Nêrian Aguiar da. Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: Astronomy teaching in most schools appears in a shy way, and usually the themes are approached when they are presented in textbooks. Therefore, this work had as main objective to analyze the contributions of an educational rocket workshop to promote scientific investigation, in the study of oblique launching with 1st year high school students. Thus, awakening the interest of young people in scientific investigation. The methodology used was based on a qualitative approach, using two questionnaires as data collection tools: one to collect the students' previous knowledge, and the other to verify their ideas after the experience of the activities. The procedures included an expository class to discuss the scientific concepts about oblique launching, a workshop to assemble and launch rockets, and a bibliographic research. The results showed that the Rocket Workshop allowed the students to understand the fundamental concepts of the oblique launch and awakened their interest in participating in the Brazilian Olympics of Astronomy and Astronautics (OBA) and the Brazilian Rocketry Show (MOBFOG).
Resumo: O ensino de Astronomia na maioria das escolas aparece de forma tímida, e geralmente os temas são abordados quando estão apresentados nos livros didáticos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma Oficina de foguetes educativos para promover a investigação científica, no estudo do lançamento oblíquo com estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Despertando assim, o interesse dos jovens pela investigação científica. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados dois questionários, um para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, e outro para verificar as ideias após a vivência das atividades. Os procedimentos contemplaram uma aula expositiva para as discussões dos conceitos científicos sobre o lançamento oblíquo, uma Oficina de montagem e lançamento de foguetes e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que a Oficina de foguetes possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais do lançamento oblíquo, bem como despertou o interesse dos estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4610
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_melquisedequesantoseneriansilva.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.