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Título: Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
Autor: Castro, João Neves Passos de
Cunha, Rodrigo Carneiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1697969615559433
Orientador: Santos, Larissa Carlos de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9071559983694986
Palavras-chave: Cosmologia;Aprendizagem;Tecnologia educacional;Ensino auxiliado por computador;Gamificação;Ensino superior
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: CASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: The work developed had as main objective to use a gamified activity produced in Kahoot to promote learning in Astronomy/Cosmology. The developed sequence proved to be an excellent tool for learning and reinforcing the physics content covered in this work. The research developed is qualitative in nature and sought to investigate, in an inverted classroom, the efficiency of a game as a potentially significant learning material for the study of cosmology through the Kahoot application.The work involved a class from the first year of high school, which has 44 students in a private school, located in the city of Recife-PE. During the performance of the playful activity, the increase in the interaction between student and teacher was very evident, which makes learning the content more viable, as well as the increase in motivation on the part of students in the content taught in the classroom, in addition to allowing the teacher a feedback from the class classes and a group of students about the taught content.
Resumo: O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

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