Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4597
Título: Ideias sobre estrelas, planetas e satélites em estudantes do 1º ano do ensino médio
Autor: Marcos, Iara da Glória
Silva, Kaliana Mendes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7836518079953791
http://lattes.cnpq.br/0639071425992238
Orientador: Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
Co-orientador : Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/6266838424159082
Palavras-chave: Ciências;Astronomia;Estrelas;Planetas;Satélites
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: MARCOS, Iara da Glória; SILVA, Kaliana Mendes da. Ideias sobre estrelas, planetas e satélites em estudantes do 1º ano do ensino médio. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Elementary School Education is a right of all children and teenagers in Brazil. The Brazilian National Common Core Curriculum– BNCC is a normative document which determines a set of essential learnings for all stages. Education in Astronomy is present in two of them: Elementary School and High School. In this work, the objective was to analyze the contributions of the didactic sequence about stars, planets and satellites to students at the 1st year of high school, in the construction of scientific knowledge, in a Kellyan perspective. The methodology used adopted a qualitative approach, that contains a didactic sequence based on the Kellyan Experience Cycle (CEK), and which was developed by students from a Public School, in Pernambuco. The CEK is organized cyclically in five learning stages: Preview, Investment, Meeting, Confirmation or No Confirmation, and Constructive Revision. Various activities about the topic stars, planets and satellites were carried out in each of these stages, such as: preliminary questionnaire, drawings and interviews; individual list, brainstorm in teams and surveys, during the Investment; lives with astrophysicists, use of the celestial planisphere of Pernambuco, Station Rotation method in the class, slide show and Stellarium, at the Meeting; conduction of the game “Star Trail”, at the Confirmation or No confirmation; and brainstorm revision, at Constructive Revision. Based on the analysis of each stage, we found that the didactic sequence developed, based on the CEK, favored learning and was efficient in the Teaching of Science and Astronomy. An educational product was created in the form of a Didactic Guide, that seeks to contribute to the construction of scientific knowledge about stars, planets and satellites. It is expected that this material can be used by science teachers, and contribute to the process of continuing teacher education.
Resumo: A Educação Básica Escolar é um direito de todas as crianças e adolescentes do Brasil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que determina um conjunto de aprendizagens essenciais para todas as etapas. A Educação em Astronomia está presente em duas delas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da sequência didática sobre estrelas, planetas e satélites para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na construção do conhecimento científico, em uma perspectiva Kellyana. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, que contém uma sequência didática baseada no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), desenvolvida com alunos de Escola Pública, em Pernambuco. O CEK é organizado de forma cíclica, em cinco etapas de aprendizagem: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Diversas atividades sobre o tema estrelas, planetas e satélites foram realizadas em cada uma dessas etapas, como: questionário antecipatório, desenhos e entrevistas, na Antecipação; no Investimento, foram solicitadas listas individuais de ideias sobre estrelas, planetas e satélites, as quais foram empregadas na construção de mapas de ideias, feitos em grupos de dois a quatro estudantes. Além disso, essas equipes receberam quatro questões, para orientar pesquisas na internet sobre os astros. Na etapa Encontro, ocorreram duas lives com professores de Física, utilização do Planisfério Celeste de Pernambuco, aula no modelo Rotação por Estações, apresentação de slides e do aplicativo Stellarium. Na etapa Confirmação ou Desconfirmação ocorreu a realização do jogo “Trilha dos Astros”; e revisão do mapa de ideias, na etapa Revisão Construtiva. A partir da análise de cada etapa, constatamos que a sequência didática desenvolvida, com base no CEK, favoreceu a aprendizagem, sendo eficiente ao Ensino de Ciências e Astronomia. Foi elaborado um produto educacional, na forma de Guia Didático, que busca contribuir para a construção de conhecimento científico sobre estrelas, planetas e satélites. Espera-se que este material possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e contribua para o processo de formação continuada de professores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4597
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_iaramarcosekalianasilva.pdf9,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.