Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4591
Título: | Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional |
Autor: | Silva, Cláudio Roberto Barrozo da Lima, Márcio Antonio de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3797629213095919 http://lattes.cnpq.br/4874234219166591 |
Orientador: | Santos, Larissa Carlos de Oliveira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9071559983694986 |
Palavras-chave: | Planetas;Sistema solar;Didática;Jogos educativos;Aprendizagem |
Data do documento: | 17-Jun-2022 |
Citação: | SILVA, Cláudio Roberto Barrozo da; LIMA, Márcio Antonio de. Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. |
Abstract: | The objective of this work is to present a proposal for a didactic sequence of studies on the planets and dwarf planets of our Solar System. Highlighting the concepts and characteristics of each star and exploring the different contexts in Basic Education based on official documents, such as the Science curriculum of the state network of Pernambuco. The approach to these themes will be supported by David Ausubel's theory of meaningful learning, and we will use several previous organizers as resources to promote interaction between the topics covered. And we present as an educational product a board game, precisely, a track game, and thus exploring the potential that educational games make possible in the development of the teaching and learning process. The game, Pé na Trilha da Astronomia, allows the study of the topics addressed by managing the playful and pedagogical moment that occurs in the application of an educational game. |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4591 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_claudiosilvaemarciolima.pdf | 7,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.