Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4588
Título: Stop-Motion no ensino de astronomia: uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental
Autor: Galvão, Carla Karine Gomes
Costa, Erivelton Façanha da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3172320169963464
http://lattes.cnpq.br/0796057995545047
Orientador: Lira, Rafael Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4601784121439123
Palavras-chave: Lua;Ensino fundamental;Tecnologia educacional;Ciência e artes;Didática;Animação (Cinematografia)
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: GALVÃO, Carla Karine Gomes; COSTA, Erivelton Façanha da. Stop-Motion no ensino de astronomia: uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Animations are popular among children, young people, and adults, and can serve as a technological resource for the process of teaching and learning. The stop-motion is an animation technique that can be developed in the classroom. In the teaching of astronomy, it is difficult for students to understand how spatial dynamics occur. Science teachers, on the other hand, feel the need for specific training when the subject is Astronomy. Therefore, this work proposes the use of stop-motion animation for the study and construction of knowledge related to the Moon through the suggestion of an animation workshop, in which students must produce a short stop-motion movie that simulates the Moon's movements. The research methodology consists of a bibliographic survey on the application of stop-motion in astronomy education and the production of a stop-motion animation about the Moon's hidden side, with the proposal of a didactic workshop in a hybrid format (in the distance and presently). The work aims to contribute to the transformation of Astronomy teaching from the final years of elementary school, with the development of two educational products: a didactic sequence as a workshop suggestion for the production of a movie related to lunar movements and the movie itself produced in Stop-Motion.
Resumo: As animações são populares entre crianças, jovens e adultos, podendo servir como recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem. O Stop-motion é uma técnica de animação que pode ser desenvolvida em sala de aula. No ensino de Astronomia, há uma certa dificuldade de compreensão por parte dos alunos de como ocorre a dinâmica espacial. Os professores de ciências, por outro lado, sentem a necessidade de realização de capacitação específica quando o tema é Astronomia. Portanto, este trabalho propõe o uso da animação em Stop-motion para o estudo e construção de conhecimento relacionado à Lua através da sugestão de uma oficina de animação, na qual os alunos devem produzir um pequeno filme em Stop-motion que simula os movimentos lunares. A metodologia da pesquisa consiste no levantamento bibliográfico sobre a aplicação do Stop-motion no ensino de Astronomia e produção de animação em Stop-motion sobre o lado oculto da Lua, com a proposta de uma oficina didática em formato híbrido (EaD e presencial). O trabalho pretende contribuir para a transformação do ensino de Astronomia a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento de dois produtos educacionais: uma sequência didática como sugestão de oficina de produção de um filme relacionado aos movimentos lunares, e o próprio filme produzido em Stop-Motion.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4588
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carlagalvaoeeriveltoncosta.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.