Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4587
Título: Observação lunar e registro de imagens no Padlet
Autor: Silva, Bruno Henrique Vieira da
Santos, Lucas José de Mendonça dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2983825655013742
http://lattes.cnpq.br/6735741445314970
Orientador: Mendes, Renata Akemi Shinozaki
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2026358226342858
Palavras-chave: Astronomia;Lua;Fotografia;Tecnologias educacionais
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: SILVA, Bruno Henrique Vieira da; SANTOS, Lucas José de Mendonça dos. Observação lunar e registro de imagens no Padlet. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: During the Covid-19 pandemic period, in 2020, the educational area underwent several changes that strengthened the remote and distance education system through technologies that facilitate teaching and learning. Sciences such as mathematics, physics and chemistry that need empirical applications, through laboratories with physical demonstrations of natural phenomena to be better understood, did not deviate from reality in the pandemic period. The technology created a bridge between the teacher and the student during the application of knowledge even remotely. In this work, the lunar observations were an application of the object of study using cell phone devices to capture images of the Moon. The study of the Moon and lunar cycles with students from the 9th year of elementary school (final years). The students registered images on the cell phone and shared on the Padlet educational platform. This platform is a virtual space that allows the interaction of images taken through the techniques applied in the classroom providing learning about the content using the application of photography techniques with the cell phone providing an educational product of great practical learning.
Resumo: Durante o período de pandemia da Covid-19, no ano de 2020, o meio educacional passou por diversas modificações que fortaleceram o sistema de ensino remoto e à distância por meio de tecnologias que facilitassem o ensino e a aprendizagem. Com isso, ciências como matemática, física e química que necessitam de aplicações empíricas, através de laboratórios com demonstrações físicas de fenômenos naturais para serem melhores compreendidos, não se afastaram da realidade no período pandêmico, pois, a tecnologia conseguiu criar uma ponte entre docente e discente durante as aplicações do conhecimento mesmo remotamente. No presente trabalho, a observação lunar fora aplicação de objeto de estudo utilizando-se de aparelhos de telefone celular para capturar imagens da Lua. Deste modo, foi possível o estudo da Lua e seus ciclos lunares com os alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Os discentes registraram as imagens capturadas no celular e compartilhadas na plataforma educacional Padlet. Esta plataforma funciona como uma mural virtual possibilitanto a interação das imagens obtidas por meio das técnicas aplicadas em sala de aula, fornecendo o aprendizado sobre o conteúdo e utilizando-se da aplicação de técnicas de fotografia com o celular resultando em um produto educacional de grande aprendizado prático.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4587
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunosilvaelucassantos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.