Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4585
Título: Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomia
Autor: Costa, Antonio Carlos de Lima
Santos, Gilson Geraldino dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9427155201076456
http://lattes.cnpq.br/0031805061237866
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Clube de Astronomia;Astronomia;Ensino;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 8-Jun-2022
Citação: COSTA, Antonio Carlos de Lima; SANTOS, Gilson Geraldino dos. Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomia. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Astronomy is considered as the oldest of the natural sciences, it studies the Universe, from its origin and formation to the stars that compose it and the phenomena that occur in it, having been developed by different civilizations and with different purposes in the last millennia. In Brazil, several astronomical topics permeate basic education, both at primary and secondary levels, for example, it is an easy topic to be found in the National Common Curricular Base (NCCB). Added to this, in the last decades, the number of researches and the interest in scientific dissemination and in the teaching of Astronomy in formal and non-formal education spaces has been growing. With this, the creation of Astronomy Clubs arises, which aim to arouse students' interest in Science and Technology, through activities related to Astronomy. Therefore, this work presents the planning, development and implementation of an Astronomy Club aimed at students from private and public schools, in Elementary or High School, contributing to the dissemination and dissemination of Science among Students.
Resumo: A Astronomia é considerada como a mais antiga das ciências naturais, estuda o Universo, desde usa origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem, tendo sido desenvolvida por diferentes civilizações e com distintos propósitos nos últimos milênios. No Brasil, vários tópicos astronômicos permeiam a educação básica, tanto em nível fundamental quanto médio, sendo por exemplo tema fácil de ser encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somado a isso, nas últimas décadas vem crescendo o número de pesquisas e o interesse pela divulgação científica e pelo ensino de Astronomia em espaços formais e não-formais de educação. Com isso, surgem de maneira ainda acanhada, a criação de Clubes de Astronomia que visam despertar o interesse por parte dos estudantes pela Ciência e pela Tecnologia, através de atividades ligadas à Astronomia. Sendo assim, este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e implantação de um Clube de Astronomia voltado para estudantes de escolas particulares e públicas, no Ensino Fundamental ou Médio, contribuindo para a divulgação e disseminação da Ciências entre os Estudantes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4585
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_antoniocostaegilsonsantos.pdf464,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.