Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4580
Título: | Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual |
Autor: | Melo, Alain Prost Silva de Guedes, Leandro Ferreira |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1088768516415033 http://lattes.cnpq.br/3110884262014794 |
Orientador: | Miranda, Antonio Carlos da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 |
Co-orientador : | Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7567099861370352 |
Palavras-chave: | Astronomia;Pessoas com deficiência visual;Educação inclusiva;Inclusão escolar |
Data do documento: | 18-Jun-2022 |
Citação: | MELO, Alain Prost Silva de; GUEDES, Leandro Ferreira. Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | This research aims to provide a tool that serves as pedagogical support to teachers in the teaching of Astronomy in basic education, directed mainly to students with visual impairment (low vision or blindness). To this end, a bibliographic survey of articles and scientific papers on current indices of the Brazilian population with visual impairment, inclusive educational legislation and the teaching of Astronomy for visually impaired students was initially carried out. Then, as a practical stage of our research, astronomy-themed maquets were constructed using materials of various textures that stimulate touch. In these maquetes were also used subtitles in Braille and Portuguese language, aiming at identification both for students with blindness or low vision, as for seers. Podcasts were also made available through QR Codes in the maquee, with quick and objective explanations about the maquetes in question. At the end, an educational product was elaborated a teaching support guide for teachers, which contains the description of the construction of some models, suggestions of materials that can be used in it and suggestion of applications for recording podcasts. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4580 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_alainmeloeleandroguedes.pdf | 9,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_alainmeloeleandroguedes PRODUTO.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.