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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Antonio Carlos da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva Filho, Abdias José da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Patrícia Adriana de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T18:58:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T18:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Abdias José da; OLIVEIRA, Patrícia Adriana de. A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. 2022. 194 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4577 | - |
dc.description | Este trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a historical review of the Brazilian Semi-Arid Science Popularization Week (POP Week) and its contribution to the region. In this sense, we sought to identify the different roles played by partners in the promotion and appropriation of scientific-technological knowledge. It was also sought to describe the actions of the Popularization of Science in the Brazilian Semiarid region as a form of social inclusion, as well as to prepare a booklet, as na educational product, that presented the POP Week as a means of promoting the realization of a popular scientific event. For that, the concepts of university extension, the challenges in the diffusion of scientific knowledge, scientific literacy and the popularization of science were used as theoretical support. Based on these concepts, the historical trajectory of the Week for the Popularization of Science in the Brazilian Semiarid region is described as a pollinator of actions that permeate scientific literacy, the popularization of science and social inclusion, through dialogic constructions between the actors involved in the process, permeating academic knowledge and popular knowledge. Thus, it was observed that the partnership between academia and the general population is powerful and possible. Therefore, this proposal can be applied in other regions of the country. | pt_BR |
dc.format.extent | 194 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Regiões áridas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6622316516696735 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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