Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Antonio Carlos da Silva-
dc.contributor.authorSilva Filho, Abdias José da-
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Adriana de-
dc.date.accessioned2023-05-29T18:58:39Z-
dc.date.available2023-05-29T18:58:39Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Abdias José da; OLIVEIRA, Patrícia Adriana de. A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. 2022. 194 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4577-
dc.descriptionEste trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a historical review of the Brazilian Semi-Arid Science Popularization Week (POP Week) and its contribution to the region. In this sense, we sought to identify the different roles played by partners in the promotion and appropriation of scientific-technological knowledge. It was also sought to describe the actions of the Popularization of Science in the Brazilian Semiarid region as a form of social inclusion, as well as to prepare a booklet, as na educational product, that presented the POP Week as a means of promoting the realization of a popular scientific event. For that, the concepts of university extension, the challenges in the diffusion of scientific knowledge, scientific literacy and the popularization of science were used as theoretical support. Based on these concepts, the historical trajectory of the Week for the Popularization of Science in the Brazilian Semiarid region is described as a pollinator of actions that permeate scientific literacy, the popularization of science and social inclusion, through dialogic constructions between the actors involved in the process, permeating academic knowledge and popular knowledge. Thus, it was observed that the partnership between academia and the general population is powerful and possible. Therefore, this proposal can be applied in other regions of the country.pt_BR
dc.format.extent194 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectRegiões áridaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleA popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6622316516696735pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3236324734090101pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_abdiasfilhoepatriciaoliveira.pdf10,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.