Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4574
Título: Movimento aparente do sol na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem: construção de um produto educacional para a inclusão escolar
Autor: Dias, Thayná Cristina Dias e
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2125324086179354
Orientador: Sitko, Camila Maria
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2331702615842280
Palavras-chave: Movimento aparente do sol;Desenho universal;Inclusão escolar;Ensino fundamental
Data do documento: 17-Jun-2022
Citação: DIAS, Thayná Cristina Dias e. Movimento aparente do sol na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem: construção de um produto educacional para a inclusão escolar. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The teaching of Astronomy is always a subject of many curiosities among children, especially regarding the use of concrete materials for astronomical explanations. However, as this area of knowledge generally uses visual resources and its teaching is still little explored in formal education, children with disabilities, global developmental disorders and high skills/over-endowment, stay out of learning the knowledge about our Universe. Therefore, this work aims to elaborate an educational product with the principles of Universal Design for Learning (DUA) in relation to the apparent movement of the Sun, for use in the early years of Elementary School. The methodology adopted is qualitative, using the seven principles of the DUA for the creation of the material has focused on minimizing the exclusion of students with specific educational needs in subjects involving astronomy, creating various possibilities of activities for the same subject, taking with it the flexibility in teaching. As a proposal for a teaching strategy, it was possible to work with the 3 pedagogical moments. It is expected that this proposal will serve as a basis for more educational products aimed at the participation of all students and not just a student with specific characteristics such as visually impaired, deaf, among others.
Resumo: O ensino de Astronomia é sempre motivo de muitas curiosidades entre as crianças, especialmente quanto à utilização de materiais concretos para explicações astronômicas. No entanto, como essa área de conhecimento utiliza geralmente recursos visuais e seu ensino ainda é pouco explorado na educação formal, as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, são não contemplados na aprendizagem dos conhecimentos sobre nosso Universo. Por isso, este trabalho tem como objetivo elaborar um produto educacional com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em relação ao movimento aparente do Sol, para uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando os sete princípios do DUA para a criação do material tem-se o foco na minimização da exclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas em assuntos que envolvam a Astronomia, criando várias possibilidades de atividades para o mesmo assunto, tendo com isso, a flexibilidade no ensino. Como proposta de estratégia de ensino vislumbrou-se a possibilidade de trabalhar com os 3 momentos pedagógicos. Espera-se que esta proposta sirva de base para mais produtos educacionais que visem a participação de todos os alunos e não apenas de um aluno com características específicas como aluno com deficiência visual, surdez, entre outras.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4574
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thaynacristinadiasedias.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.