Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558
Título: Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda
Autor: Oliveira, Cleiton Batista de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4295894092568777
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Co-orientador : Pavão, Antonio Carlos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/6873375950921034
Palavras-chave: Astronomia;Ensino;Popularização da ciência;Histórias em quadrinhos
Data do documento: 18-Jun-2022
Citação: OLIVEIRA, Cleiton Batista de. Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Astronomy is a Science that fascinates from children to adults, even those who work directly with it, however it is an area little addressed in formal and informal education environments. In addition, with the expansion of mobile technologies, information is disseminated in increasingly faster ways. On the other hand, there is a shortage of didactic material and literature that brings children and young people closer to the technologies currently used for scientific dissemination and popularization. The history of Astronomy allows an interesting contextuality to approach interdisciplinary contents, inherent to Astronomy, with this, the present work aims at the production of a HQ, rescuing, the astronomical events of the municipality of Olinda, which culminated in the construction of an observatory to study of the stars in the locality, important in the national and international context. The pioneering spirit of the state of Pernambuco in the construction of an observatory, discoveries and studies in Astronomy, make it the cradle of Astronomy in the Americas. In view of all the historical and cultural wealth, teachers from different areas of concentration (History, Physics, Geography and Mathematics) were interviewed to survey the need, feasibility and validation of the Educational Product, following CAPES criteria (2019), analyzing the data , using a linear Likert scale (1982), as well as, following the directional parameter to the ODS (UNITED NATIONS, 2020), quality education (#ODS4), which resulted in satisfactory data regarding the knowledge of some events described in the HQ, as well as positive perspectives for the use of the Educational Product in the school environment, given an emerging demand.
Resumo: A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cleitonbatistadeoliveira.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.