Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4547
Title: Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica
Authors: Oliveira, Elane Santos de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/8302507443890249
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Antonio Carlos da Silva
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Keywords: Astroquímica;Planetários;Cosmoquímica;Educação não-formal
Issue Date: 6-Jun-2022
Citation: OLIVEIRA, Elane Santos de. Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Teacher training must be continuous and can help education professionals in their preparation for changes in the educational context. In this process, we seek to stimulate the development of skills and abilities aimed at the new teaching methodologies, with emphasis on the National Curricular Common Base (BNCC) and the Common National Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Continued Training). The objective of the work was based on the possibility of using the planetarium aligned with the training of teachers within the proposal of the new BNCC. The use of a planetarium in this work intends to stimulate a reflective and critical formation within a theme that is rarely addressed in the general education of teachers. The methodology applied allowed the construction of a proposal for training and investigation, through a form, for the understanding of a group or an organization in relation to astrochemistry and its universe of meanings. The development involved the use of the Stellarium software that combines the exposure of various astronomical phenomena and the presentation of images of planets, stars, and the production of a questionnaire to be applied before and after the activity. The educational product generated is a booklet containing the proposal for the assembly of the planetarium and questionnaires to reflect on the perspectives and potential of this instrument for the promotion of non-formal education and the teaching of astrochemistry.
Description: A formação de professores deve ser contínua e ter a capacidade de ajudar os profissionais da educação em sua preparação para as mudanças do contexto educacional. Neste processo, busca- se estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para as novas metodologias de ensino, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC- Formação Continuada). O objetivo do trabalho fundamentou-se na possibilidade do uso do planetário alinhado à formação de professores dentro da proposta da nova BNCC. A utilização de planetário neste trabalho pretende estimular uma formação reflexiva e crítica dentro de um tema pouco abordado na formação geral dos professores. A metodologia aplicada permitiu a construção de uma proposta de formação e investigação, por meio de formulário, da compreensão de um grupo ou uma organização em relação a Astroquímica e seu universo de significados. O desenvolvimento contou com o uso do software Stellarium que combina a exposição de diversos fenômenos astronômicos e a apresentação de imagens de planetas, estrelas e produção de um questionário a ser aplicado antes e após a atividade. O produto educacional gerado é uma cartilha, contendo a proposta para a montagem do planetário e questionários para reflexão das perspectivas e potencialidades deste instrumento para a promoção da educação não formal e o ensino de Astroquímica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4547
Appears in Collections:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_elanesantosdeoliveira.pdf16,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.