Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546
Título: | Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
Autor: | Santos, Robson Alves dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3132287799322332 |
Orientador: | Leite, Bruno Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4932752031807872 |
Palavras-chave: | Astronomia;Formação de professores;Aplicativos móveis;Ensino;Aprendizagem |
Data do documento: | 16-Jun-2022 |
Citação: | SANTOS, Robson Alves dos. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Even being part of human history for about 5000 years, astronomy science ends up being neglected by many. It is present in subjects such as science, geography and physics, but it is not approached as a single area. Many teachers find it difficult to teach astronomical topics because they have not been prepared in their basic training, many resort to different books and do not have a single and accessible source of information. With the advancement of technology, information arrives faster and faster to the user, such as the use of smartphones. The application stores have some applications that can serve as a basis for teaching various school subjects, but there is no tool that concentrates lesson guides, practical activity guides and celestial bodies for observation throughout the year. With that in mind, the objective of this work was to propose a mobile application capable of helping teachers and students in the teaching and learning process of astronomy. |
Resumo: | Mesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_robsonalvesdossantos.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.