Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4541
Título: | O plâncton como ferramenta de difusão científica e ambiental - uma breve revisão |
Autor: | Santos, Sofia Moura |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2854114554272022 |
Orientador: | Melo Júnior, Mauro de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6735233221650148 |
Palavras-chave: | Plancton;Educação ambiental;Divulgação científica |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Citação: | SANTOS, Sofia Moura. O plâncton como ferramenta de difusão científica e ambiental - uma breve revisão. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Plankton corresponds to a group of organisms that are carried by currents, and is very important in the primary production of the food chain, maintenance of the marine ecosystem, in addition to bioindication of the environment in which it is inserted. Even so, there are few people who have this notion about this portion of living beings in aquatic ecosystems. Within this context, there is a need to raise awareness of how plankton is used as a tool for scientific dissemination and environmental education. Thus, the work aims to explore and synthesize the use of plankton as a tool for scientific dissemination and environmental education, especially in Brazil. A bibliographical research was carried out, with different combinations of words in the Google Scholar, Scielo and Science Direct databases. After analyzing the titles and abstracts, the data were passed through the exclusion and selection methods. In all, 28 papers were raised relating Plankton as a tool for Scientific Dissemination and/or Environmental Education. Analyzing the results, it was seen that it is necessary to boost national publication, considering that there is a deficiency in literature published in scientific vehicles. Most of the studies (25%) approach plankton and its theory in a more synthesized way, and in second place we have plankton being used as a source to measure water quality (21.4%). There were still manifestations of plankton being approached as the main producer of oxygen, and its importance in the estuarine environment. Among the tools adopted by the scientists, the use of lectures for national and international articles (>46%) is observed. It is concluded that it is necessary that methods and experiences to encourage the environmental education of plankton are increasingly disseminated and discussed. |
Resumo: | O plâncton corresponde a um grupo de organismos que são carreados pelas correntes, e tem muita importância na produção primária da cadeia alimentar, manutenção do ecossistema marinho, além de bioindicação do ambiente em que está inserido. Mesmo assim, são poucas as pessoas que possuem essa noção sobre essa parcela de seres vivos dos ecossistemas aquáticos. Dentro desse contexto, surge a necessidade de se levantar a respeito de como o plâncton é utilizado como ferramenta de difusão científica e educação ambiental. Dessa forma, o trabalho objetiva explorar e sintetizar o uso do plâncton como ferramenta de difusão científica e educação ambiental, sobretudo do Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com diferentes combinações de palavras nas bases Google Acadêmico, Scielo e Science Direct. Depois de analisados os títulos e resumos, os dados foram passados nos métodos de exclusão e seleção. Ao todo, foram levantados 28 trabalhos relacionando o Plâncton - sendo 15 encontrados em âmbito nacional, enquanto que 13 são estrangeiros - como ferramenta de Difusão Científica e/ou Educação Ambiental. Analisando os resultados, foi visto que é necessário impulsionar a publicação nacional, considerando que existe uma deficiência em literatura publicada em veículos científicos. Boa parte dos estudos (25%) aborda o plâncton e sua teoria, de forma mais sintetizada, e em segundo lugar temos o plâncton sendo utilizado como fonte para mensurar a qualidade da água (21,4%). Ainda tiveram manifestações do plâncton sendo abordado como principal produtor de oxigênio, e sua importância no ambiente estuarino. Dentre as ferramentas adotadas pelos cientistas, observa-se o uso de aulas expositivas para os artigos nacionais e internacionais (>46%). Conclui-se que é necessário que métodos e experiências para o estímulo à educação ambiental do Plâncton sejam cada vez mais difundidos e discutidos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4541 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_sofiamourasantos.pdf | 302,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.