Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4535
Título: | Uma abordagem sobre eventos da astronomia em Pernambuco: uma proposta de sequência didática para o ensino médio |
Autor: | Oliveira, Cirano Lopes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7450361249159691 |
Orientador: | Miranda, Antonio Carlos da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 |
Co-orientador : | Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7567099861370352 |
Palavras-chave: | Astronomia;Cometas;Trânsitos (Planetas);Vênus;Meteoritos |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Cirano Lopes de. Uma abordagem sobre eventos da astronomia em Pernambuco: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | This work presents an educational product, whose main objective is to propose a didactic sequence, in script format, as a pedagogical mediation instrument, based on themes of events related to Astronomy, which took place in the state of Pernambuco. The methodology adopted included a qualitative approach, of the bibliographic type, carried out in books, sites on the world wide web and scientific articles, which dealt with historical facts and astronomical events, such as: the Dutch occupation in the state of Pernambuco; the discovery of comet Olinda; the observation of the Transit of Venus and the falls of meteors that occurred in the municipalities of Serra do Magé, Vicência and Santa Filomena, in Pernambuco. Thus, we propose a didactic sequence, considering the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), in the area of Natural Sciences and its Technologies, focusing on the development of skills and abilities. We hope that the educational product can contribute to the learning of historical facts and concepts of astronomical events, enabling a better understanding of historical events and astronomy, contributing to the construction of scientific knowledge. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um produto educacional, que tem como objetivo principal propor uma sequência didática, em formato de roteiro, como instrumento de mediação pedagógica, baseada em temas de eventos relativo à Astronomia, ocorridos no estado de Pernambuco. A metodologia adotada contemplou uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, realizada em livros, sítios na rede mundial de computadores e artigos científicos, que tratassem de fatos históricos e eventos astronômicos, como: a ocupação holandesa no estado de Pernambuco; a descoberta cometa Olinda; a observação do Trânsito de Vênus e as quedas de meteoros ocorridos nos municípios de Serra do Magé, Vicência e Santa Filomena, em Pernambuco. Dessa forma, propomos uma sequência didática, considerando a orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Ciências da Naturezas e suas Tecnologias, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Esperamos que o produto educacional possa colaborar para o aprendizado de fatos históricos e de conceitos de eventos astronômicos, possibilitando uma compreensão melhor de acontecimentos históricos e da Astronomia, contribuindo para a construção do conhecimento científico. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4535 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ciranolopesdeoliveira.pdf | 579,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.