Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4524
Título: Taxocenose de lagartos de um remanescente de Floresta Atlântica do Nordeste, Brasil.
Autor: Santos, Igor Yuri Gonçalves Silva dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3381880721731505
Orientador: Santos, Ednilza Maranhão dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5812920432455297
Palavras-chave: Lagartos - Mata Atlântica;Comunidades de animais
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: Santos, Igor Yuri Gonçalves Silva dos. Taxocenose de lagartos de um remanescente de Floresta Atlântica do Nordeste, Brasil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A Floresta Atlântica é considerada como a segunda maior floresta pluvial tropical do continente americano, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturas e composições da sua biota diferenciada. Todavia, este domínio encontra-se fragmentado e em risco iminente de diminuição e até supressão. Espécies representantes da herpetofauna, especificamente os lagartos, são considerados bons modelos para a pesquisa ecológica e excelentes organismos experimentais, primariamente dependentes da arquitetura quea floresta oferece. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as populações de lagartos de um remanescente da Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil. O fragmento estudado está inserido no Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), que é uma reserva biológica em uma matriz urbana na região metropolitana do Recife. As coletas dos dados foram realizadas mensalmente (outubro de 2014 a julho de 2017), durante dez dias consecutivos seguindo a metodologia protocolo de Herpetofauna do PPBio-MA (Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Mata Atlântica) para o método RAPELD. O esforço de captura foi dividido em coletas diurnas e noturnas por meio de busca ativa e método passivo utilizando armadilhas do tipo Pitfall. Foram registradas 16 espécies, distribuídas em 10 famílias: Dactyloidae (3 spp.), Gekkonidae(1 sp.); Gymnophthalmidae (1 sp.), Iguanidae (1 sp.), Leiosauridae (1 sp.), Phyllodactylidae (2 spp.), Polychrotidae (2 spp.), Scincidae (1 sp.), Sphaerodactylidae (1 sp.), Teiidae (3 spp.) e Tropiduridae (2 spp).As FamíliasDactyloidae e Teiidae obtiveram a maior riqueza. As espécies consideradas mais raras na amostra foram Iguana iguana, Polychrus acutirostris e Phyllopezus lutzae apresentando um espécime cada.A maior quantidade de espéciemes foram documentados na área de Floresta Madura do PEDI, correspondendo a 81% das espécies amostradas. O PEDI apresentou maior abundância de lagartos arborícolas 66,7%, enquanto que os terrícolas configuraram 33,3% das espécies. A taxocenose de lagartos do PEDI é significativa para a Floresta Atlântica, caracterizando-se por apresentar espécies típicas e raras em sua composição.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4524
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_igoryurigoncalvessilvadossantos.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.