Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4518
Título: A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel
Autor: Souza, Fernando Antônio Araújo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9446695516155521
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Literatura de cordel;Astronomia;Física – Estudo e ensino;Divulgação científica
Data do documento: 6-Jun-2022
Citação: SOUZA, Fernando Antônio Araújo de. A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel. 2022. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work seeks to present Cordel Literature as a tool of the dissemination of scientific themes and in particular Physics and Astronomy, as well as to analyze its use in class and in non-formal educational spaces, as a motivational strategy of science’s teaching, showing that cordel can be an important vehicle to popularize science, a good teaching and learning strategy and an alternative educational tool. To achieve the proposed objectives, the central theme chosen was to make a narrative of the History of Astronomy in Pernambuco and the Northeast of Brazil: The Timeline in the form of a “cordel”. The following procedures were executed: a documentary research, as faithful as possible, of all the main events in the field of Astronomy that took place over time; the choice of the type of “cordel” to be used; identification of “cordeis” whose titles addressed some topics related to Science; the adequacy of the “cordel” as a scientific literacy tool. After these actions, workshops were held and video classes were produced at the IFPE Campus Caruaru, where the Cordel of the Astronomy Timeline was brought to our students, the very structure for the elaboration of the cordel's stanzas in sextiles, culminating with its resentation, in a “cordel” full of stories and content from Physics and Astronomy, suggesting to students the exercise of the art of declaiming and reciting the “cordel”, in a playful and fun learning process.
Resumo: Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4518
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandoantonioaraujodesouza.PDF7,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.