Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4511
Title: Aves da minha escola - construção didática e popularização da ciência
Authors: Soares, Alesson Antonio Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6231138626861559
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Ednilza Maranhão dos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/5812920432455297
metadata.dc.contributor.advisor-co: Silva, Victor Leandro
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/1213486663331528
Keywords: Aves;Levantamentos;Catalogação;Educação ambiental;Divulgação científica;Guias
Issue Date: 26-May-2022
Citation: SOARES, Alesson Antonio Silva. Aves da minha escola - construção didática e popularização da ciência. 2022. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The Engenho Jardim APA is located in the municipality of Moreno-PE, characterized by being located in the rural area of the city with the presence of forest fragments and sugarcane monocultures, where an investigation was carried out on the local avifauna, in relation to its richness. and conservation status. First, based on the annotated list of the Brazilian Committee of Ornithological Records (CBRO) (Pacheco et al, 2021), the Pernambuco Bird List (Farias, PEREIRA e SILVA, 2008) and the Preliminary Avifauna Survey in the municipality of Moreno–Pernambuco (DE PERNAMBUCO, 2003) and subsequently carried out a survey and field record of the birds that reside and visit the Engenho Jardim Municipal School, located within the conservation unit, then an action was carried out with an agenda on environmental education and scientific dissemination for the students who make up the school, as a way of returning the information collected and contributing to local education, in this process the Guide “Birds from my school: Guide to birds from the Engenho Jardim school” was created. The collection took place in March and April 2022 through observations and later carried out an educational action on April 29, 2022. The educational activity was aimed at about 150 elementary school students with classes from the first to the ninth grade, and instruments such as Banner, group dynamics and music composition were used, where there was a presentation of the local avifauna, exchange of knowledge and a lot of enthusiasm of students. The survey showed a total of 58 species, distributed in 16 orders and 30 families, all of which showed little concern. The guide was composed of contents presenting ornithology, bird classes, registered birds, legends and composed music, all information was passed using simple language, however serving any audience, from children to adults.
Description: A Escola Engenho Jardim fica no município de Moreno-PE, caracterizada por se localizar na zona rural da cidade com a presença de fragmentos florestais e monocultivos de cana-de-açúcar, onde foi realizada uma investigação sobre a avifauna local, em relação à sua riqueza e status de conservação. Primeiramente utilizando como base a lista comentada da Comitê brasileiro de registros ornitológicos (CBRO), Lista de aves de Pernambuco e o Levantamento preliminar da avifauna no município de Moreno–Pernambuco, e posteriormente realizado um levantamento em campo das aves que residem e vistam a Escola Municipal Engenho Jardim, localizada dentro de unidade de conservação. Em seguida foi realizada uma ação com pauta na educação ambiental e divulgação científica para os estudantes que compõem a escola, como forma de devolução das informações levantadas e contribuição para o ensino local, nesse processo foi construído o Guia “Aves da minha escola: Guia das aves da escola Engenho Jardim”. A coleta ocorreu nos meses de Março e Abril de 2022 através de observações e posteriormente realizado uma ação educativa no dia 29 de Abril de 2022. A atividade educativa teve como público alvo cerca de 150 estudantes do ensino fundamental com turmas do primeiro ao nono ano, e foram utilizados instrumentos como Banner, dinâmicas de grupo e composição de música, onde houve apresentação da avifauna local, troca de saberes e bastante entusiasmo dos estudantes. O levantamento apresentou um total de 58 espécies, distribuídas em 16 ordens e 30 famílias, onde todas apresentaram estado de conservação pouco preocupante. O guia foi composto de conteúdos apresentando a ornitologia, a classe das aves, as aves registradas, lendas e a música composta, todas as informações foram passadas usando linguagem simples, entretanto atendendo qualquer público, do infantil ao adulto.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4511
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_alessonantoniosilvasoares.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.