Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4504
Título: Caracterização do regime pluviométrico em roçados agroecológicos no Sertão do Pajeú/PE.
Autor: Moura, Victoria Regina de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9506739654872986
Orientador: Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9147805649299722
Palavras-chave: Precipitação (Meteorologia) - Variabilidade;Semiárido;Pajeú (PE : Microrregião);Agroecologia;Consorciação de culturas
Data do documento: 14-Out-2022
Citação: Moura, Victoria Regina de Souza. Caracterização do regime pluviométrico em roçados agroecológicos no Sertão do Pajeú/PE. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A região Semiárida do Nordeste é uma das que mais sofre com as mudanças climáticas globais, sendo que os períodos de seca na região costumam durar mais tempo do que a média de outras regiões. A precipitação é uma das variáveis climáticas mais importantes para o desenvolvimento de culturas de sequeiro. O conhecimento das chuvas e a variabilidade são fundamentais nas unidades familiares de produção para a seleção de espécies e época de plantio, contribuindo para redução de riscos de perda. É neste cenário que o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, coordenado pela Diaconia, com apoio financeiro da Laudes Foundation, o Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (FIDA)/AKSAAM/UFV/IPPDS e a Inter American Foundation (IAF), em parceria com ONGs e Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica – OPACs, assessora famílias agricultoras do Semiárido brasileiro. O objetivo do estudo foi analisar o regime de precipitação no Sertão do Pajeú/PE, em municípios de atuação do projeto e relacioná-lo com a condução dos consórcios agroecológicos. Tal estudo, é um importante instrumento na minimização dos riscos relacionados a precipitação, o que permite a cada região identificar a melhor época de plantio das culturas mais adequadas, de acordo com a demanda hídrica e os ciclos das cultivares, e a sazonalidade das chuvas. Os dados observados demonstraram uma elevada variabilidade pluviométrica no período amostral evidenciando a importância da seleção de espécies vegetais com baixa necessidade hídrica e ciclos curtos. Além disso, a partir das análises das séries hidrológicas é possível propor, também, um cronograma de atividades para implantação do algodão em consórcios agroecológicos. As decisões de data de plantio devem acontecer em cada grupo de produção no ano da safra.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4504
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_victoriareginadesouzamoura.pdf856,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.