Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4492
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: bulbo molhado em solos irrigados por gotejamento subsuperficial de forma contínua e pulsada.
Autor: Vitalino, Gisely Moreira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2279166487255103
Orientador: Almeida, Ceres Duarte Guedes Cabral de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2868282040590288
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Irrigação por gotejamento;Solos - Umidade
Data do documento: 2022
Citação: Vitalino, Gisely Moreira. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: bulbo molhado em solos irrigados por gotejamento subsuperficial de forma contínua e pulsada. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Para promover a agricultura irrigada sustentável é necessário que o manejo da irrigação seja eficiente, e o uso de tecnologias são fortes aliadas neste contexto. Nos sistemas de irrigação por gotejamento a determinação do bulbo molhado é importante para avaliar a área úmida que possibilite o desenvolvimento radicular. Como não há um método padrão para monitoramento do bulbo úmido, com precisão e praticidade, o uso de sensores eletrônicos de umidade do solo pode auxiliar nesta atividade. O objetivo deste estágio foi avaliar a formação do bulbo molhado em solos cultivados com cana-de-açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial contínuo e por pulsos, utilizando sensor eletrônico de umidade do solo EC-5 no monitoramento de sua distribuição espacial vertical e horizontal, sob lâmina de reposição de 100% da evapotranspiração da cultura (ETc). O experimento foi conduzido, na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina (EECAC), em Carpina-PE. O solo da área experimental é Argissolo Amarelo distrocoeso e a variedade de cana-de-açúcar cultivada foi a RB 041443, no terceiro ciclo de cultivo. Os dois tratamentos consistiram em formas de aplicação da lâmina de irrigação (por pulso e contínua). O delineamento foi distribuído em blocos casualizados, com dois blocos e 20 repetições, totalizando 40 parcelas experimentais. O sistema de irrigação utilizado foi por gotejamento subsuperficial a uma profundidade de 0,20 m, vazão de 1,0 L h-1. Após a irrigação, foram abertas trincheiras a partir da localização do ponto médio entre emissores nas linhas de gotejo, local onde foram realizadas as medições da umidade do solo, no sentido vertical e horizontal com o sensor capacitivo EC-5 e o datalogger PROCHECK. Para comparação entre os perfis de umidade foram gerados gráficos, no programa Sufer Mapping System v.13. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F (p < 0,05), utilizando-se o software estatístico SISVAR. O uso do sensor eletrônico apresentou resultados satisfatórios, e aliado ao método da trincheira, pode ser uma alternativa para avaliação do bulbo molhado. Os resultados da análise de variância pelo teste F demonstraram que não houve diferença significativa para a umidade do solo, nas formas de aplicação por pulsos e contínua da lâmina correspondente a reposição de 100% da ETc.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4492
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_giselymoreiravitalino.pdf617,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.