Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4485
Título: DESEMPENHO DE VARIEDADES DE LARANJEIRA EM CLIMA TROPICAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Autor: Dores, Tamíres Eduvirgem das
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5487942250380238
Orientador: Ataíde, Elma Machado
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2422663252620574
Palavras-chave: Laranja;Cítricos;fruticultura
Data do documento: 10-Jul-2019
Citação: DORES, Tamires Eduvirgem. Desempenho de variedades de laranjeira em clima tropical do estado de Pernambuco. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A fruticultura é um dos setores de maior destaque do agronegócio brasileiro, sua cadeia produtiva gera mais de 5 milhões de empregos diretos e indiretos, 16% dos empregos do agronegócio. No Ranking Mundial, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, ficando atrás da China e Índia. O Brasil conta com colheitas significativas de laranja, banana, abacaxi entre outras. A laranja é a principal fruta produzida no Brasil em volume de 16,9 milhões de toneladas, respondendo por 40,9% da produção total das frutas produzidas. A produção brasileira de citros está concentrada na região Sudeste. O estado de São Paulo responde por 73,3% deste volume produzido, na região Nordeste, os estados de Sergipe e Bahia, respondem por 10% da produção nacional, sendo que menos de 3% são de exportações de suco. A citricultura causa forte impacto na economia dos municípios onde é produzido citros. Diante disso, ver-se relevância em adotar-se prática de manejo para a citricultura do semiárido brasileiro, uma vez que as condições desta região são favoráveis ao cultivo, aliado as práticas de manejo da cultura e introdução de cultivares melhoradas, para que tenha produção de frutos dentro dos padrões de qualidade, evitando-se entrada de doenças e pragas, que são responsáveis por dizimar ou diminuir a produtividade desta cultura. É necessário pesquisas e adoção de práticas que visem maior produtividade, qualidade de frutos e redução das perdas pós-colheita. Neste contexto, a Embrapa Semiárido vem atuando há vários anos no setor da citricultura nesta região com pesquisas referentes a usos de variedades copa cítricas mais produtivas e frutos que atendem o mercado consumidor e porta-enxertos resistentes as principais doenças e pragas; além do manejo para o controle destas e a pós-colheita dos frutos para viabilizar o cultivo citrícola nesta região. Em vista do exposto, o estágio teve como objetivo obter conhecimentos práticos inerentes ao profissional da área de agronomia, fundamentando-se dos conhecimentos científicos e técnicos obtidos em aulas teóricas referente a fruticultura, possibilitando ainda aprofundar conhecimentos através de acompanhamento de práticas de manejo para a citricultura adotadas pela Embrapa Semiárido visando melhor desempenho das espécies cítricas nas condições do semiárido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4485
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_tamireseduvirgemdasdores.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.