Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4482
Título: Assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares assessorados pelo IPA – Gerência Regional de Serra Talhada - PE
Autor: Amaral, Erison Martins
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0203403737626492
Orientador: Souza, Eduardo Soares de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8125009165007422
Palavras-chave: Agricultura familiar;Desenvolvimento rural;Agricultura sustentável;Estágio supervisionado
Data do documento: 2019
Citação: AMARAL, Erison Martins. Assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares assessorados pelo IPA – Gerência Regional de Serra Talhada - PE. 2019. 29 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER compreende um conjunto de estratégias para a promoção do desenvolvimento rural sustentável direcionadas à agricultura familiar, sobretudo para o nordeste brasileiro. O objetivo deste é relatar as atividades de ATER realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, no Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, gerência regional de Serra Talhada/PE. É através da aplicação de metodologias participativas e dialogadas, de conhecimento e respeito aos produtores rurais, além de métodos cuidadosamente planejados e executados, que se realizada efetivas atividades de ATER, juntos aos agricultores e parceiros, entidades públicas e privadas. Foram realizadas visitas técnicas a agricultores familiares e agroflorestais, caprinocultores, artesãos e extrativistas; cursos e oficinas sobre produção e comercialização de produtos e agregação de valor, compreendidas no projeto Dom Hélder Câmara – PDHC; modulo I do programa nacional de aquisição de alimentos – PAA, sobre segurança alimentar e nutricional; acompanhamento das atividades referentes ao PAA, como entrega de alimentos e distribuição aos beneficiários; Abertura e atualização de cadastro de famílias no Programa Nacional De Fortalecimento Da Agricultura Familiar – PRONAF, através da Declaração de aptidão ao PRONAF – DAP; além de atividades lúdicas de leitura e discussão de materiais didáticos. A ATER realizada pelo IPA, em especial para a gerência Serra Talhada, é de incomparável importância no desenvolvimento rural sustentável e na valorização das atividades da agricultura familiar na região, compreende assim uma forte ferramenta de inclusão social e favorecedor de geração de renda e bem estar das famílias de agricultores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4482
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_erissonmartinsamaral.pdf65,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.