Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4480
Título: Coleção de culturas bacterianas de rizosfera de Brachypodium spp.
Autor: Mesquita, Aline Pinheiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1171448892125076
Orientador: Oliveira, Frederico Inácio Costa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0588796892433431
Palavras-chave: Rizosfera;Bactérias
Data do documento: 2022
Citação: Mesquita, Aline Pinheiro. Coleção de culturas bacterianas de rizosfera de Brachypodium spp. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Os microorganismos de solo possuem a capacidade de sustentar a vida tanto das plantas como dos animais e outras formas de vida presentes no solo. A comunidade microbiana na rizosfera é representada por populações diversificadas e numerosas em estado de equilíbrio dinâmico, refletindo o ambiente físico, químico, biológico e suas relações. Bactérias que crescem próximo ou associadas às raízes, sendo estimuladas pelos exsudados radiculares, denominadas rizobactérias, tem a capacidade de promover o crescimento de plantas. Os benefícios dessa interação são conhecidos e é atribuído à produção de substâncias reguladoras de crescimento, à produção de antibióticos, mineralização e solubilização de nutrientes como o fósforo e fixação de nitrogênio. Neste trabalho, foi iniciado a implementação de uma coleção de culturas bacterianas, que futuramente serão utilizadas em estudos que irão focar nos mecanismos de interação química entre raízes de plantas e rizobactérias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4480
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alinepinheiromesquita.pdf907,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.