Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478
Título: Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática
Autor: Silva, Rogerio José Veloso da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0120978814828307
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Astronomia;Astrolábios;Relógios de sol
Data do documento: 7-Jun-2022
Citação: SILVA, Rogerio José Veloso da. Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The teaching resources in the classroom are increasingly evolving with the advancement of new technologies. However the "hands on" is still a way to contribute to the construction of knowledge in a meaningful and enjoyable way. In this way, this work brings a proposal for a didactic sequence that presents the step by step of how the use of recycled materials in the construction of astronomical instruments Astrolabes and Gnomon, can be used as a didactic resource to present the concepts of astronomy, mathematics, physics and related sciences. Starting from the natural principle that humanity has made observations through the naked eye since prehistoric times, obtaining notes with the perception of the periodicity of celestial phenomena, which they used to measure time, know the planting and harvest season and guide in the maritime exploration, the present work comes to show the construction of astro-nomical instruments: Astrolabe and Gnomon, as well as a little of their history and their im-portance to assist in the observations of celestial phenomena in the pedagogical context. To better understand the astronomical instruments Astrolabes and Gnomon, a brief summary of the emergence of astronomy is necessary.
Resumo: Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rogeriojosevelosodasilva.pdf863,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.