Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4473
Título: O músico na polícia militar: uma questão social
Autor: Espírito Santo, Ivaldir do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4498314300749750
Orientador: Conceição Neto, Vera Lúcia da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0931010026635538
Palavras-chave: Policiais militares;Bandas (Música);Projetos de desenvolvimento social
Data do documento: 29-Jun-2020
Citação: ESPÍRITO SANTO, Ivaldir do. O músico na polícia militar: uma questão social. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: Este trabalho analisou os impactos da possível extinção do quadro de músico na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para o profissional e para a sociedade no tocante aos projetos sociais mantidos pela banda da PMPE. A banda de música da PMPE toca nos cerimoniais da corporação, apresenta-se ao público em todo o Estado e mantém alguns projetos sociais em comunidades carentes, que para esse trabalho acontecer, o músico precisa de suportes da instituição, tais como: a efetividade do cargo de músico na corporação, concurso público com certa urgência, estruturas físicas como salas adequadas para ensaios e instrumental de qualidade. Os projetos sociais mantidos pela banda tornaram-se um alívio para as comunidades, por manterem as crianças e os adolescentes afastados da criminalidade, uma vez que os integrantes da banda da PMPE ministram aulas de música e transmitem os valores de cidadania, gerando resultados consistentes em parceria com os pais e responsáveis por manterem a regularidade dos alunos nas aulas. A pesquisa foi qualitativa por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, sendo dez com os responsáveis pelos alunos pertencentes a duas comunidades e cinco com os policiais militares músicos. Utilizou-se a análise de conteúdo para as informações colhidas. Os resultados demonstraram que a banda é um equipamento cultural de uso público, um elemento de apoio familiar com uma função didática e educativa, carrega um simbolismo de expressão da beleza, da nobreza e do talento, possuindo o caráter de profissionalização para as crianças e os adolescentes em situação de risco. O policial militar músico promove relações amigáveis, afetivas e assume um papel familiar de acolhimento e de proteção, é o elo para que a profissionalização aconteça e sedimente o papel do Estado em levar a sua função social para as comunidades carentes. Por fim, a banda, o músico e os seus projetos sociais são percebidos como um porto seguro, uma âncora para que as crianças e os adolescentes não sejam levados para a criminalidade devido à ociosidade e à vulnerabilidade. Portanto, a possível extinção do quadro de músico precisa ser repensada pela PMPE, pois impacta diretamente na qualificação do profissional músico, na profissionalização dos alunos e na garantia de sobrevivência, de cidadania e de futuro de ambos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4473
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ivaldirdoespiritosanto.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.