Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4466
Título: Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs).
Autor: Costa, Mariana dos Santos
Orientador: Ceolin, Alessandra Carla
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
Palavras-chave: Microempreendedor individual;Administração financeira;Design thinking
Data do documento: 3-Out-2022
Citação: Costa, Mariana dos Santos. Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4466
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_marianadossantoscosta.pdf592,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.